Hemerson Pinto
Enquanto se discute proteção aos animais, principalmente em uma época do ano na qual acontecem vários eventos envolvendo equinos e bovinos no país, dois carroceiros foram flagrados maltratando uma égua em período de gestação e um cavalo no cruzamento da Avenida Getúlio Vargas com a Rua Sergipe, centro de Imperatriz. O caso aconteceu na manhã da última quinta-feira.
Uma promotora de Justiça de um município vizinho passava pela Avenida Getúlio Vargas quando observou uma égua caída no meio do cruzamento, prejudicando o trânsito e correndo o risco de ser atropelada. O animal magro apresentava marcas de agressão pelo corpo e sangramento nas pernas, patas e focinho.
Pessoas que estavam próximas ao local ficaram chocadas com a cena, e assim como a promotora, acionaram a Polícia Militar. Antes da chegada da viatura, o carroceiro conseguiu retirar a carga e dar outro destino, saindo do local, abandonando o bicho. O homem estava agitado durante a prisão e foi seguro pelos militares.
Um segundo carroceiro passava pelo mesmo local com um cavalo apresentando problemas de saúde. O mesmo recebeu ordem de parada dos policiais e tentou reagir, mas foi detido.
“O carroceiro dava chutes e pontapés na égua. O outro transportava carga em uma carroça puxada por um animal doente, cheio de feridas e magro”, explicou o soldado Jairo, do 3º Batalhão de Polícia Militar.
O cabeleireiro Antônio Silva considerou a atitude dos carroceiros como “cruel, uma perversidade, não se faz isso. São bichos indefesos nas mãos de pessoas que não têm condições de cuidar nem de si próprio”, declarou.
A estudante Pâmela Mendes também ficou assustada com as agressões. “A gente para pra pensar como vários outros animais sofrem nas mãos de pessoas que não respeitam os bichos”. Os dois carroceiros foram conduzidos à delegacia de Imperatriz e não aceitaram conversar com nossa reportagem. Um deles, segundo testemunhas, sofre de transtornos mentais.
Os animais foram entregues ao Centro de Zoonoses, que segundo a Polícia Militar, demorou quase uma hora para chegar ao local da ocorrência.
Comentários