Longa-metragem tem cultura mexicana como pano de fundo

O mês de outubro é marcado por animações infantis no Cinesytem Imperatriz. Apesar do Dia das Crianças já ter passado, os longas-metragens para os baixinhos continuam a ser lançados. A mais recente estreia é “Festa no Céu”, animação que estreou nessa quinta, 16, e se junta aos filmes “Os Boxtrolls” e “A Lenda de OZ”, que estrearam no início do mês e continuam em cartaz.
O filme “Festa no Céu” retrata um dos eventos mais tradicionais da cultura mexicana, a Festa dos Mortos, a celebração de origem indígena remete ao tempo do Império Azteca. Com a chegada dos espanhóis e a colonização, a prática sofreu alterações, mas se mantém viva até os dias de hoje. As festividades começam no dia 31 de outubro e vão até o dia 2 de novembro. É comemorado com bastante comida e acredita-se que os mortos vêm visitar os parentes durante a celebração.
No enredo do filme, um grupo de crianças bagunceiras é encaminhado a uma visita guiada ao museu, como “punição” pelo mau comportamento. Lá, uma guia diferente resolve percorrer um caminho alternativo e os apresenta ao “Livro da Vida”, que contém todas as histórias. A mais simbólica delas, baseada nas tradições mexicanas, envolve três mundos. Catrina/La Muerte é uma adorada deusa ancestral, que governa a Terra dos Lembrados.
Ela é ex-mulher de Xibalba, o governante da Terra dos Esquecidos, um trapaceiro. Em uma visita à Terra dos Vivos, eles fazem uma aposta. Se a jovem e bela Maria, filha da maior autoridade da cidade de San Angel, escolher se casar com o emotivo violinista Manolo, Catrina ganha e Xibalba não poderá mais interferir no Mundo dos Vivos, como gosta de fazer; se o preferido for o valente Joaquim, Xibalba passa a governar, também, o Mundo dos Lembrados.
Apesar do tema aparentemente mórbido, essa celebração é retratada nas telonas com cores vibrantes e uma fotografia repleta de alegorias que torna o mundo fantástico dessa festa um espetáculo nada assustador. Com classificação livre, o longa é dirigido por Guillermo Del Toro (“O Labirinto do Fauno”), sendo uma excelente opção de lazer para todas as idades.
Sessões no Cinesystem: Todos os dias – 13h50 / 16h10 / 18h30. (Assessoria)