Com as férias escolares, as animações infantis começam a entrar em cartaz nas telonas dos cinemas. A bola da vez é o longa “Operação Big Hero”, uma divertida história de um garoto e seu robô de luta. Para os adultos, a pedida é o épico bíblico “Êxodo: Deus e Reis”, que retrata a história de Moisés e a libertação dos judeus do domínio egípcio.
Em “Operação Big Hero”, o garoto prodígio Hiro Hamada, com apenas 13 anos, cria um poderoso robô para participar de lutas clandestinas, tentando ganhar dinheiro. Seu irmão, Tadashi, deseja atraí-lo para algo mais útil e resolve levá-lo até o laboratório onde trabalha, que está repleto de invenções. Hiro conhece os amigos de Tadashi e logo se interessa em estudar ali.
Para tanto, ele precisa fazer a apresentação de uma grande invenção, de forma a convencer o professor Callahan a matriculá-lo. Entretanto, as coisas não saem como ele imaginava e Hiro, deprimido, encontra auxílio inesperado através do robô inflável Baymax (voz Scott Adsit), criado pelo irmão. No Brasil, os personagens contam com as vozes dos atores Robson Nunes, Marcos Mion, Fiorella Mattheis e Kéfera Buchmann.
Já “Êxodo: Deuses e Reis” é uma adaptação da história bíblica do Êxodo, segundo livro do Antigo Testamento. O filme narra a vida do profeta Moisés (Christian Bale), nascido entre os hebreus na época em que o faraó ordenava que todos os homens hebreus fossem afogados. Moisés é resgatado pela irmã do faraó e criado na família real. Quando se torna adulto, Moisés recebe ordens de Deus para ir ao Egito, na intenção de liberar os hebreus da opressão. No caminho, ele deve enfrentar a travessia do deserto e passar pelo Mar Vermelho.
O longa-metragem bíblico estreou semana passada nos EUA, liderando as bilheterias na terra do Tio Sam. A expectativa é que, com a proximidade do Natal, o filme também faça sucesso por aqui. A direção é de Ridley Scott, que já dirigiu outros filmes épicos de sucesso, como “O Gladiador, 2000” e “Cruzada, 2005”. O personagem Moisés é vivido pelo ator Christian Bale, conhecido pela interpretação de Batman, nos recentes filmes do super-herói.
Como era de esperar de um longa-metragem bíblico, “Êxodo: Deus e Reis” tem atraído críticas por partes de alguns religiosos que discordam de alguns pontos da adaptação para o cinema, o mesmo também aconteceu com “Noé”, que esteve em cartaz no início deste ano.