Para comemorar o Dia da Mulher e os 09 anos de fundação da Associação de Amparo aos Pacientes de Câncer da Região Tocantina – AMPARE, será realizado o tradicional Chá Beneficente da AMPARE, a partir das 19h de hoje, no Elciana Buffet (Avenida Dorgival Pinheiro, 348). Os convites podem ser adquiridos com os voluntários ou no escritório localizado na rua Pernambuco, 772 (entre Avenida Dorgival e Avenida Getúlio Vargas) ou na portaria do evento.
A AMPARE é uma instituição sem fins lucrativos que promove ações para pacientes de câncer, seus familiares e toda a sociedade, com a realização de debates e campanhas educativas para esclarecimentos sobre prevenção e tratamento da doença. De modo geral, pode-se dizer que o trabalho fundamental da AMPARE é defender os direitos estabelecidos para os pacientes de câncer e atuar junto ao poder público para que cumpram o papel a eles cabível.
Para manter este trabalho, a entidade conta apenas com o apoio de voluntários, doações de pessoas e empresas e a realização de eventos, como o Chá que acontece hoje à noite. A renda destas doações e eventos é toda revertida em prol dos pacientes de câncer.
Nos seus 09 anos de existência, a AMPARE já deixou sua marca de contribuição para a sociedade da Região Tocantina. Foi em atenção às revindicações feitas pelos voluntários que, no ano de 2007, o Governo do Estado credenciou pelo SUS o tratamento de quimioterapia em Imperatriz. Mas isso não é tudo. A AMPARE tem lutado fortemente para que seja credenciado pelo SUS o tratamento de radioterapia, bem como tem buscado incansavelmente a implantação da oncologia pediátrica. Como sabemos, a falta destes tratamentos em nossa cidade implica em sérios prejuízos e, principalmente, risco de vida à população da Região Tocantina.
Ainda dentro do trabalho realizado pelos voluntários, tem o apoio que é dado aos pacientes e suas famílias, através de visitas domiciliares e hospitalares, doação de cestas básicas, remédios e apoio financeiro para tratamentos fora do domicílio. Além de manter o Solar da Ampare, uma casa que foi cedida pela Loja Maçônica Lealdade e Justiça, onde pacientes carentes de outras cidades são acolhidos durante todo o período que estão em tratamento em Imperatriz.
A AMPARE busca apoio e clama para que toda a Região Tocantina conheça o trabalho lá desenvolvido, pois sabe que pessoas e empresas solidárias e conscientes colaboram na diminuição das desigualdades sociais.