A Associação de Amparo aos Pacientes de Câncer da Região Tocantina (Ampare) lembra o Dia Mundial da Luta Contra o Câncer (8) promovendo uma ação social de conscientização à doença.
A manifestação ocorrerá no sábado (11), a partir das 8h, na Praça de Fátima, localizada na avenida Dorgival Pinheiro de Sousa, esquina com a rua Simplício Moreira, a partir das 8h. A comunidade está convidada a participar da manifestação.
Câncer
O Instituto Nacional do Câncer (Inca) estimou no Brasil, para o ano de 2014, que é válido também para 2015, o surgimento de mais de 500 mil casos novos de câncer, incluindo os casos de pele não melanoma. O câncer de pele do tipo não melanoma (182 mil casos novos) será o mais comum na população brasileira, seguido pelos tumores de próstata (69 mil), mama feminina (57 mil), cólon e reto (33 mil), pulmão (27 mil), estômago (20 mil) e colo do útero (15 mil).
Excluindo os casos de câncer de pele não melanoma, estimam-se 395 mil casos novos de câncer, sendo 204 mil para os homens e 190 mil para as mulheres. No sexo masculino, os tipos mais comuns serão os cânceres de próstata, pulmão, cólon e reto, estômago e cavidade oral; e, no sexo feminino, os de mama, cólon e reto, colo do útero, pulmão e glândula tireoide.
Comentários