Integrantes da Associação de Amparo aos Pacientes de Câncer na Região Tocantina (Ampare) estiveram na manhã dessa sexta-feira (25) na sede da CEMAR em Imperatriz para falar sobre ações de prevenção contra o câncer de mama e próstata. A visita faz parte das ações promovidas pela Ampare em função do “Outubro Rosa”.
A colaboradora da Ampare, Sandra Helena, disse que é sempre importante reservar momentos dentro das empresas para falar sobre a prevenção do câncer. “Nós falamos aqui na CEMAR a respeito do ‘Outubro Rosa’, que é a prevenção do câncer de mama. mas nós sentimos a necessidade de alertar aos homens sobre o câncer de próstata. Vemos muitos pacientes na nossa casa de apoio com esse problema e verificamos que de 100 homens, apenas dois vão fazer os exames”, alertou.
A assistente administrativa da CEMAR, Maria Luzinete, disse que está sempre preocupada em fazer os exames preventivos. “Tenho casos de câncer de mama na família e sempre tive a preocupação de fazer exames de prevenção. Apesar de não ter a idade de fazer a mamografia, posso fazer a ultrassonografia da mama e tenho feito regularmente para me prevenir”.
Na oportunidade, a presidente da Ampare, Graça Cortez, afirmou que depois do Outubro Rosa, a Companhia é convidada a aderir ao Novembro Azul. “No dia seis de novembro, estaremos fazendo a abertura do Novembro Azul, que objetiva alertar aos homens sobre a necessidade da prevenção do câncer de próstata. Todos são convidados a interagir com esta campanha”.
Ao final da palestra, houve ginástica laboral e os colaboradores da Companhia doaram produtos de limpeza para a Ampare. Neste sábado (26), a instituição promove uma caminhada em favor da vida com saída às 7h30 da Praça Brasil em direção à Praça de Fátima.
São Luís – O professor da Universidade Federal do Maranhão e cirurgião renomado no campo da mastologia, Dr. Ucijara Aquino, esteve na sede da CEMAR em São Luís nessa quinta-feira, 24, para uma animada e estimulante conversa sobre prevenção e tratamento do câncer de mama.
Na oportunidade, o profissional compartilhou a experiência que acumula ao longo dos anos, atuando principalmente no Hospital Aldenora Belo, em São Luís. “Não tem jeito: para diminuir as chances de câncer de mama, é preciso uma vida sem fumo, com ingestão moderada de álcool e de gorduras e a prática constante de atividade física”, alerta o médico. (Assessoria de Imprensa da CEMAR)