A Associação de Amparo aos Pacientes de Câncer da Região Tocantina (Ampare) está sob nova direção. A ong anunciou a troca da presidência para o biênio 2016/2017 e divulgou o calendário de ações para o primeiro semestre, além de obras a serem concluídas ainda este ano.
Glória Cortez, ex-presidente e sócio-fundadora, ficou à frente da Ampare por quase dez anos. Nesse tempo, a ong teve grandes conquistas, como o início do tratamento contra o câncer e uma casa de apoio para as pessoas vindas de outras cidades.
“A Ampare, quando nasceu, foi como se nós estivéssemos com um bebê. Tivemos que ir devagar, passo a passo, e fomos conseguindo uma coisa aqui, outra ali, fazendo com que ela crescesse cada dia mais. Por exemplo, quando começamos, não tínhamos tratamento contra o câncer na cidade. Logo após a fundação da Ampare, nós conseguimos. E aí por diante, sempre há o que fazer, o trabalho nunca para”, comenta Cortez.
A voluntária destaca o trabalho referência da Ampare na região, mas lamenta a baixa procura de pessoas para serem voluntárias. “A Ampare é uma instituição reconhecida pelos seus trabalhos, mas precisamos de mais voluntários! Precisamos de pessoas para trabalhar com a gente, ir aos hospitais, ir à Casa Solar... fazer um serviço de voluntariado mesmo”, exclama Cortez.
A nova presidente é a voluntária e também sócio-fundadora Adilene Ramos. A advogada há um tempo vinha sendo sondada para encabeçar a instituição, e após um processo eleitoral rápido e transparente, os voluntários escolheram a nova diretoria. Adilene defende que os voluntários da ong devem caminhar de mãos dadas com a sociedade para poderem concretizar a missão da Ampare, que é de melhorar o tratamento contra o câncer em Imperatriz.
“Considero a Ampare uma ong de muita relevância para a região com um trabalho sério e amplo. Necessita de tempo, empenho dedicado a ela. A dimensão da Ampare necessita que nós distribuamos tarefas. Nesse sentido, temos o objetivo de que voluntários coordenem algumas áreas de atuação e procurem apoio com a sociedade”, manifesta.

Calendário
do primeiro semestre
Durante o ano, a Ampare já marcou na agenda algumas datas comemorativas, eventos tradicionais e está com novidade no processo de informação à sociedade. Serão palestras em escolas públicas e privadas, intervenções em praças e logradouros públicos, o aniversário de 12 anos da instituição, o tradicional Arraiá da Ampare, entre outras atividades de assistência social, como a distribuição de cestas básicas e visitas hospitalares. “Terá, também, o jantar em comemoração aos 12 anos; dia 9 de abril terá a primeira ciclovida, que é um ato para chamar a atenção para a prevenção; terá o jantar dançante em março, bazar em maio, festa junina em junho, entre outros” revela adilene ramos. 

conquistas 
A Ampare abre o ano com uma grande conquista: o novo escritório está em fase de conclusão. o lugar antigo, que era anexo ao hospital são rafael, passa agora a ser na avenida dorgival pinheiro de sousa, entre avenida ceará e rua rio grande do norte, no centro. a nova instalação ajudará ainda mais as pessoas que buscam tratamento na segunda maior cidade do estado. a casa de apoio solar da ampare também passa por pequenos ajustes. 
Para ser um doador ou voluntário da Ampare basta procurar o novo escritório e manifestar interesse. há várias formas de participar, seja ela de forma financeira ou sentimental. (Por Jefferson Sousa /Assessoria de Imprensa)