Hemerson Pinto
O evento está marcado para o próximo sábado, 17, e tem como tema principal ‘Amor, desejo e renúncia’. O seminário ‘As vicissitudes das pulsões: amor, recalque e sublimação aborda o conceito da pulsão (fronteira entre o mental e o somático) com base em nomes importantes da psicanálise, como Freud e Lacan.
Entre as atividades, palestra e a exibição do filme ‘As pontes de Madison’ (1995), que, segundo os organizadores, ilustra o que para Jacques Lacan é o cerne da tragédia contemporânea, onde homens e mulheres não agem de acordo com o desejo, mas de acordo com o dever.
O seminário será ministrado pela psicanalista e professora titular de literatura portuguesa da Universidade Estadual do Rio de Janeiro, Nadiá Paulo Ferreira, que tem participação na primeira instituição psicanalítica brasileira de orientação lacaniana criada e 1975. Nádia é editora de ‘O Marrare’: Revista da Pós-Graduação em Literatura Portuguesa.
Os trabalhos serão realizados nos dias 17 e 18 de maio no Corpo Freudiano Escola de Psicanálise – Seção Imperatriz, na Avenida Bernardo Sayão,770, esquina com Rua Coriolano Milhomem, Centro. O mesmo endereço pode ser procurado para a realização de inscrições.
Comentários