Carlinhos agradece a presença dos amigos na despedida do pai
Amigos de longas datas, Dorian Menezes presta homenagem
Prefeito Madeira falou em nome da população sobre Amorim
Pastor Raul fez a oração final
Parentes e amigos minutos antes do sepultamento

W. Marinho

Autoridades e os amigos mais próximos do médico e ex-prefeito Carlos Amorim, que faleceu na terça-feira, vítima de complicações de uma infecção pulmonar, prestaram ontem à tarde, na Associação Médica, onde o corpo foi velado, homenagens ao “Velho”, como era mais conhecido. Foram depoimentos emocionados e que provocaram lágrimas entre os depoentes e os presentes.
O primeiro a falar foi o prefeito Sebastião Madeira, relembrando que, quando esteve em audiência com o então prefeito, foi tão bem tratado que decidiu fincar raízes em Imperatriz. “Em nome da população de Imperatriz, quero prestar neste momento homenagens ao dr. Carlos, homem correto, alegre e que deixou marcas como o projeto Cura e outras obras importantes, como o centro da cidade, no antigo aeroporto. Vai com Deus, dr. Carlos”.
Um dos primeiros amigos do ex-prefeito, o ex-deputado e ex-interventor de Imperatriz, Dorian Menezes, ressaltou com voz embargada pela emoção que, ao chegar em Imperatriz, foi recebido por Amorim e durante todos estes anos manteve a amizade, que só cresceu “pelo jeito simples do dr. Carlos de viver. Tinha o dinheiro apenas para suas despesas e nunca para ostentar, coisa que ele nunca gostou de fazer. Quando prestei homenagem concedendo o título de Cidadão Maranhense, ele foi sozinho receber, não convidou ou avisou para seus amigos. Claro que ele gostou do gesto, só não quis ostentar. Exemplo para mim, minha esposa, meus filhos, como um grande homem e amigo”.
A ex-vereadora e secretária da Mulher, Conceição Formiga, também falou na despedida, lembrando passagens do ex-prefeito, que sempre que se encontravam lembrava “talvez pelo nome de formiga. Em nome das mulheres de Imperatriz, muitas delas que tiveram seus filhos pegos pelo dr. Carlos, quero externar minha admiração e pedir a Deus que o receba ao seu lado no trono”.
O pastor Raul Cavalcanti, presidente da Igreja Assembleia de Deus de Imperatriz, também usou da palavra e antes de fazer uma oração, também falou sobre quando foi recebido - ele e sua família - pelo médico. Usando textos da Bíblia, pediu em oração que Deus abençoe e dê forças aos filhos e netos, pois certamente ele estará ao lado do Pai”.
O colega Deusdete Souza, falando em seu nome e do Rotary Clube, do qual dr. Carlos participava, fez questão de elogiar a participação e a presença do ex-prefeito nas reuniões e iniciativas rotarianas. Também ressaltou os longos anos de convivência, nunca de tristeza.
O filho, o deputado estadual Carlinhos Amorim, agradeceu a presença de todos, destacando que seu pai entrou e saiu da política da forma que sempre se comportou, sem mudar em nada suas atitudes e comportamento. “Meu pai foi um exemplo para todos nós filhos, noras, genros netos e principalmente para a classe política, pela correção em que esteve no mandato de prefeito e de secretário. Não teve nenhum arranhão na sua atividade pública e privada”.
Às 16 horas, o corpo do ex-prefeito foi colocado no carro do Corpo de Bombeiros, seguindo para o Cemitério Campo da Saudade, onde foi dado o último adeus ao médico, político, pai, esposo que honrou os cargos que ocupou na vida pública. A missa de corpo presente foi ministrada pelo padre Felinto Elísio, que antes de terminar, lembrou de uma grande amiga do dr. Carlos, a também dra. Ruth Noleto.