Hemerson Pinto

Dia movimentado na igreja matriz de Santa Teresa D’Ávila. Desde as primeiras horas da madrugada de terça-feira, dezenas de amigos compareceram ao velório do advogado José Raimundo Silva de Almeida, o Lula Almeida, como era conhecido o secretário de Governo e Projetos Estratégicos de Imperatriz.
O sepultamento será às 9h de hoje, no Cemitério Campo da Saudade – bairro Santa Inês.
A morte de Lula Almeida foi anunciada no início da noite da última segunda-feira, 22 de setembro, minutos depois de ser confirmada pelo hospital onde estava internado em um Unidade de Terapia Intensiva há quase dois meses com problemas pulmonares. Lula já havia passado por um transplante renal.
Lula Almeida também era empresário e foi secretário estadual de Desenvolvimento Social, no governo José Reinaldo Tavares. Era sócio-mantenedor e vice-presidente da Unidade de Ensino Superior do Sul do Maranhão (Unisulma). As aulas na instituição foram suspensas por três dias.
Para o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, OAB – Subseção Imperatriz, Malaquias Neto, Lula Almeida “era uma ótima pessoa. Como homem, como cidadão, contribuiu com o crescimento de Imperatriz, com a classe dos advogados. Uma perda irreparável, mas Deus o quis”, lamentou.
O prefeito de Imperatriz, Sebastião Torres Madeira, lembrou em conversa com jornalistas o dia em que Lula Almeida o informou sobre um sério problema de saúde. “Lembro quando na minha terceira campanha, segunda para prefeito, ele recebeu a notícia que tinha insuficiência renal e precisava fazer hemodiálise. Eu disse: ‘Lula, você tem dois caminhos: ou fica com pena de ti mesmo, ou encara, leva uma vida normal, procura a solução e vai viver por muitos e muitos anos’. Foi isso que ele fez”. Nas redes sociais, a morte do advogado também ganhou repercussão.
Lula Almeida era filiado ao Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), onde teve trajetória política. Como suplente, assumiu a Câmara Municipal de Imperatriz e a Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão.
Aos 51 anos, residia há 30 em Imperatriz. Natural de Itororó-BA, era especialista em Direito Público e Metodologia do Ensino Superior. Foi professor de História e assessor jurídico em mais de 20 municípios da Região Tocantina.
Em 2006 recebeu o título de Cidadão Imperatrizense. No mesmo ano, o título de Cidadão de São Luís. Antes, em 2005, Lula recebeu o título de Cidadão Maranhense. O advogado era membro da loja maçônica Dom Pedro I.
Em nota, o prefeito Madeira expressou os sentimentos com a morte do secretário e amigo: “A nossa relação é mais que de prefeito e secretário, é de uma profunda amizade. Imperatriz e o Maranhão perdem um grande homem e um empreendedor”.