Os quatro ambulatórios exclusivos para atendimento de pacientes sintomáticos respiratórios (Covid-19), implantados pela Prefeitura de Imperatriz, após o enceramento das atividades do ambulatório do Centro de Convenções, somam um total de 3.100 pessoas atendidas, em 19 dias de funcionamento.
Durante esse período, foram ofertados atendimentos médicos e de enfermagem, além de testes rápidos para Covid-19 e dispensação de kits de medicamentos para tratamento dos sintomas.
O relatório de trabalho divulgado pelo Departamento da Atenção Primária à Saúde, nesta quinta-feira (09), informa que, até esta data, 414 pessoas testaram positivo para o novo coronavírus e 771 apresentaram resultado negativo.
Localizada à Rua Leôncio Pires Dourado, no bairro Bacuri, a Unidade Básica de Saúde Milton Lopes atendeu 1.092 pessoas, seguida da UBS Cafeteira, com 751; UBS Maria Aragão, com 663 e UBS Vila Lobão, com 594.
Mediante a avaliação do número de atendimentos realizados, foi detectada uma diminuição considerável na procura pelos serviços, em média de 53%, quando comparados aos atendimentos da primeira semana.
Tendo em vista esses resultados e levando em consideração a necessidade do retorno dos atendimentos das outras demandas referentes à saúde da população, a partir do dia 13 de julho, permanecerão atendendo como ambulatórios exclusivos de Covid-19, apenas as UBS Milton Lopes e Cafeteira. Com isso, as UBS Maria Aragão e Vila Lobão retornarão às suas atividades inerentes à Atenção Primária como a assistência pré-natal, acompanhamento e monitoramento de doenças crônicas (hipertensos e diabéticos), de portadores de tuberculose, hanseníase e vacinação, dentre outros.
Atendimentos na zona rural - As UBS da Zona Rural, Vila Conceição e Coquelândia, além da oferta dos serviços de rotina da Atenção Primária, estarão disponíveis para acolher os sintomáticos respiratórios (incluindo suspeitos da Covid-19 , bem como para realizar testes rápidos para detecção do novo coronavírus.
A gestora da Atenção Primária à Saúde Sormanne Branco ressalta que, "é importante o acolhimento às pessoas com sintomas respiratórios, porém, é necessário o retorno do atendimento às demandas da Atenção Primária nessas UBS, principalmente aos grupos prioritários, como gestantes , crianças e idosos, bem como às ações de vacinação e de teste do pezinho, a fim de evitarmos problemas graves à população. Continuaremos com duas UBS no atendimento exclusivo aos pacientes sintomáticos respiratórios (Covid-19), visando contribuir para o monitoramento e redução dos casos da doença em nosso município". (João Rodrigues-Ascom)
Comentários