Foi realizado, na manhã dessa segunda feira, 13, primeiro encontro de planejamento para implantação do Ambulatório Especializado em Tratamento de Obesidade. Na reunião, foram discutidas linhas de cuidado, como será a implantação do serviço e a composição da equipe multiprofissional que atenderá ao programa.
A previsão é que o ambulatório comece a funcionar ainda em agosto, com nutróloga, endocrinologista, nutricionistas, médicos e enfermeiros. A logística prevê atendimento para toda segunda e terça-feira, em horário de atendimento especial, até as 21h, na Unidade Básica de Saúde Três Poderes.
No ambulatório serão trabalhados a prevenção e o tratamento da obesidade. "Com isso, vamos diminuir custos com cirurgias bariátricas, fazer acompanhamento pós-cirúrgico em Imperatriz, evitando transferência de pacientes via TFD, e o que é mais importante, melhorar a qualidade de vida da população, bem como diminuir incidência de doenças crônicas como diabetes e hipertensão", explicou o secretário de Saúde, Alair Firmiano.
De acordo com a assessora de Planejamento e Projetos Especiais da Secretaria Municipal de Saúde, SEMUS, Isabel Macedo, o ambulatório faz parte da Rede de Atenção às Pessoas com Doenças Crônicas, redesenhada em março de 2017, com inclusão de três linhas de atenção: pacientes oncológicos, renais crônicos e obesos. "Este é o primeiro e único ambulatório do Estado e vai fazer uma grande diferença", ressaltou.
Segundo ela, o ambulatório atenderá às populações de Imperatriz, Davinópolis, Governador Edison Lobão, Montes Altos, João Lisboa, Ribamar Fiquene e Senador La Rocque. "Atendimentos serão organizados e agendados via sistema de regulação", finalizou. (Maria Almeida - Ascom)
Comentários