A ONU instituiu o dia 22 de março como o Dia Mundial da Água. A data foi criada no ano de 1992 com o intuito de que anualmente o dia 22 de março seja uma bandeira contra a poluição dos rios e riachos. Nesta quinta-feira, ambientalistas realizarão audiência pública para discutir formas de apoiar a preservação do rio Tocantins e seus afluentes.
De acordo com Bosco Brito, coordenador do Projeto Anjos do Rio, o encontro desta quinta-feira será mais uma forma de mostrar à população os cuidados que se deve ter para que não se acabem os rios e os riachos. “Pretendemos colocar em prática o projeto que visa esclarecer e fortalecer ações voltadas para que os nossos riachos e o rio Tocantins não se acabem. Não se pode deixar que as coisas ocorram sem que tomemos providências enquanto é tempo”, frisou.
Ontem, Bosco esteve reunido com o deputado Léo Cunha, presidente da Comissão do Meio Ambiente da Assembleia Legislativa, tratando sobre ações e apoios no combate e proteção aos riachos e rios da região.
Léo Cunha se colocou à disposição para que o projeto alcance seus objetivos e, desta forma, os rios fiquem protegidos. O deputado aproveitou para fazer um breve relato das ações que a comissão tem promovido em defesa do meio ambiente. “Temos trabalhado intensamente para proteger o meio ambiente no Maranhão. Queremos promover o desenvolvimento sustentável, que é a proposta mais positiva para o nosso meio ambiente. Claro que o projeto Anjos do Rio tem executado ações importantes e merece apoio de todos nós”.
O parlamentar citou as audiências públicas sobre a mortandade de peixes na Hidrelétrica do Estreito, extração de areia no rio Tocantins e o problema com o navio com grande quantidade de óleo que estava próximo de ser despejado nas proximidades de São Luís. “Como estamos vendo, foram muitas ações, mas precisamos continuar avançando”, finalizou.
A audiência pública na Câmara está marcada para as 9 horas desta quinta-feira, conforme informou Bosco Brito, que aproveitou para convidar os ambientalistas e pessoas envolvidas com o setor a fim de que a discussão seja positiva. (Willian Marinho)
Publicado em Cidade na Edição Nº 14357
Comentários