Representando a Fundação Rio Tocantins - Memorial do Pescador - FRT, o diretor da ONG, jornalista e ambientalista Domingos Cezar, participou ativamente da oficina do Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos.
O evento, promovido pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, em parceria com a empresa Alto Uruguai - Assessoria e Planejamento, se realizou na noite dessa terça-feira (06), no auditório da Universidade Aberta do Brasil.
Ao apresentar o tema desenvolvido pelo Grupo 4, o ambientalista lembrou que, em administração passada, Imperatriz teve o maior e moderno aterro sanitário do estado do Maranhão. "Entretanto, por falta de capacidade administrativa, ele voltou a ser um lixão", observou.
Para Domingos Cezar, o lançamento do Plano, por intermédio das oficinas, é um marco na história da cidade nesses últimos anos. "As pessoas jogavam objetos de todas as formas nos riachos, uns por falta de consciência ambiental, outras porque não tinham local adequado".
Segundo o ambientalista, o Plano vai propiciar e orientar os moradores a dar a destinação correta do resíduo de sua casa, seja ele orgânico ou inorgânico. "Por intermédio do Plano, a prefeitura vai ajudar os moradores a ter uma melhor consciência ambiental", acredita.
Dentro de seu eixo temático, Domingos Cezar sugeriu a criação de associações ou cooperativas de catadores de todas as formas de resíduo, inclusive a da construção civil, cuja demanda é considerada uma das maiores da cidade.
O ambientalista também elogiou o novo programa da Prefeitura de Imperatriz, o Cata-Treco, que vem captando objetos domésticos que não têm mais serventia. "Entretanto, é preciso que mesmo dentro desse programa se dê o destino certo do resíduo recolhido".
As oficinas se realizaram na UAB, bairro União, terça-feira (06), na noite dessa quarta-feira (7), no Colégio Centro de Atenção Integral à Criança e ao Adolescente - CAIC, bairro Bonsucesso, e na noite desta quinta-feira (8), na E.M. Machado de Assis, bairro Vila Nova. (Assessoria/FRT)
Comentários