Acadêmicos e professores do curso de Farmácia da Faculdade de Imperatriz (FACIMP) realizarão durante toda a manhã deste sábado, 05, uma mobilização na Praça Brasil. O dia 05 de maio é um dia onde estudantes de Farmácia de todo o Brasil vão às ruas conscientizar a população sobre o Uso Racional de Medicamentos, alertá-la sobre as consequências de seu mau uso e esclarecer dúvidas, fortalecendo o papel do farmacêutico na promoção à saúde.
Além disso, haverá ainda atendimentos como serviços de atenção farmacêutica, aferição de pressão arterial, distribuição de folders educativos, testes rápidos de glicemia capilar e esclarecimento sobre os genéricos e medidas de prevenção e promoção da saúde. Em Imperatriz, a organização do evento ficará por conta da coordenação do curso de Farmácia, Centro Acadêmico de Farmácia (CAF), alunos e professores farmacêuticos, em parceria com o Conselho Federal de Farmácia - CRF-MA.
Os esclarecimentos abordam temas como: os riscos da automedicação, a importância da presença constante de um farmacêutico nas farmácias e drogarias, a importância do relato aos médicos ou farmacêuticos de qualquer reação indesejável provocada pelos medicamentos, a necessidade de consultar o farmacêutico sobre o uso, horário, ingestão de alimentos e bebidas alcoólicas durante o tratamento, os riscos do uso inadequado de plantas medicinais, entre muitos outros tópicos.
A coordenadora do curso de Farmácia da FACIMP, professora MSc. Valquíria Luzia de Castro, explica que o papel do farmacêutico é estratégico para a garantia dos direitos dos usuários de medicamentos. “Como profissionais de saúde, que têm no medicamento seu principal objeto de trabalho, devemos exercer a função primordial de orientação quanto ao uso racional e a intercambialidade de medicamentos, tanto para os usuários destes quanto para os profissionais de saúde responsáveis pela prescrição ou administração dos medicamentos”, disse.
Publicado em Cidade na Edição Nº 14394
Comentários