Zeca Tocantins comanda o momento cultural

Alunos e professores do Centro de Ensino Dorgival Pinheiro de Sousa receberam com festa, na manhã da última sexta-feira (4), artistas, intelectuais e autoridades que integram o projeto Arte & Cidadania nas Escolas. "Foi uma manhã festiva com de troca de experiências culturais que vai marcar a vida dos nossos alunos", como bem frisou a professora Jeassimone Paulino, diretora do estabelecimento de ensino.
Os alunos, depois de receberem nas salas de aula noções de cidadania, através de palestras proferidas por membros do Comissariado de Justiça, se reuniram no pátio da escola para o momento cultural. Primeiro a se pronunciar, o gestor regional de Educação, Agostinho Noleto, falou da importância do projeto e prometeu reforma e construção de uma quadra coberta para a escola ainda este ano.
Idealizador e coordenador do projeto, Zeca Tocantins falou aos alunos do objetivo de levar arte e cidadania nas escolas, incentivando os alunos a despertarem suas aptidões com a cultura, nas mais diversas manifestações. Ao lado do cantor Clodoaldo Bezerra, o cantador Zeca Tocantins cantou e proseou com alunos e professores, os quais, aplaudiram os dois artistas.
Os alunos, por sua vez, demonstraram conhecimento da cultura local ao enfocar em um painel fotos dos artistas de Imperatriz, de todos os gêneros musicais. Em outro painel, fotos e testos de escritores membros da Academia Imperatrizense de Letras - AIL. Eles também se apresentaram, cantaram e dançaram com a música pop de Clodoaldo Bezerra.
Por sua vez, o juiz de Direito Delvan Tavares, explicou aos alunos a natureza do projeto, observando que eles, como estudantes do ensino médio, encontram-se literalmente na porta das universidades. "Nós trazemos a arte, a cultura nas mais diversas manifestações, trazemos cidadania e manifestamos nosso desejo de que todos vocês prossigam seus estudos para se tornarem cidadãos cônscios de suas responsabilidades", disse o magistrado.
Presenças - Além dos coordenadores Zeca Tocantins e Delvan Tavares, estiveram presentes pela Academia Imperatrizense de Letras - AIL, a presidente Edna Ventura e os escritores Livaldo Fregona, Domingos Cezar, José Ribeiro e Agostinho Noleto. Também se fez presente o presidente da Fundação Cultural de Imperatriz - FCI, Lucena Filho e membros do Comissariado de Justiça.
Lucena Filho informou que o próximo estabelecimento de ensino agendado para receber o projeto Arte & Cidadania nas Escolas é a Escola Municipal Machado de Assis, situada na Rua Euclides da Cunha, 1169, bairro Vila Nova. A escola tem como gestora a professora Ana Amélia Santana de Sousa e se prepara para receber os integrantes do projeto na manhã da próxima sexta-feira (11). (Domingos Cezar/ASCOM)