Alunos e professores da Escola Municipal Moreira Neto, do povoado Lagoa Verde, na zona rural do município, tiveram uma manhã diferente ao receber com muita festa o projeto Arte & Cidadania nas Escolas, capitaneado pelo poeta/cantador Zeca Tocantins e o juiz da Vara da Infância e Juventude e diretor do Fórum de Justiça de Imperatriz, Delvan Tavares.

Como sempre acontece em todas as escolas, os membros do Comissariado de Menores adentraram as salas de aulas para ministrarem palestras aos alunos mostrando a eles a necessidade de se aprofundarem a cada dia em seus estudos, respeitando a escola e professores, para que possam chegar a uma universidade.
Os comissários também mostraram algumas drogas para o conhecimento dos estudantes, observando, entretanto, a sua novicidade junto à sociedade. “Para que vocês possam ter um bom rendimento em sua vida escolar e profissional é preciso que se afastem das drogas que levam a prostituição e desonra”, alerta uma das comissárias.
Estiveram presentes à programação da Escola Municipal Moreira Neto, o presidente da Fundação Cultural de Imperatriz – FCI, Antonio Mariano de Lucena Filho, órgão que promove o projeto, e o juiz da Vara da Infância em Juventude, Delvan Tavares, cuja instituição é parceira do projeto junto ao Comissariado de Justiça.
Outra parceira do projeto, a Academia Imperatrizense de Letras – AIL esteve representada pelos escritores Livaldo Fregona, Gilmar Pereira, Ariston di França e Domingos Cezar, além do poeta Zeca Tocantins, coordenador geral do projeto Arte & Cidadania nas Escolas. Os acadêmicos distribuíram livros e autógrafos aos alunos contemplados.
O vice-prefeito de Imperatriz e presidente da Academia Imperatrizense de Letras, Luiz Carlos Porto, acompanhou a equipe do projeto e conversou com alunos, motivando-os a se aprofundarem em seus estudos. Porto lembrou que foi aluno de escola pública, mas sempre se dedicou aos estudos para concluir cursos universitários.
Para Luiz Carlos Porto, o projeto Arte & Cidadania nas Escolas, promovido pela Fundação Cultural de Imperatriz, tem recebido em todos esses anos o apoio do prefeito Sebastião Madeira, por entender sua importância cultural e social. “O prefeito também tem apoiado o Salão do Livro de Imperatriz e outros eventos culturais”, concluiu. (Domingos Cezar/ASCOM)