Inclusão. Esse foi o principal objetivo de mais uma ação realizada pelo Setor de Educação Inclusiva e Atenção a Diversidade (SIADI) da Secretaria Municipal de Educação de Imperatriz esta semana.
Os alunos Wermerson Conceição Santos (Escola Santa Maria) e Viviane Alves da Silva (Escola Núcleo Santa Cruz) tiveram suas vidas mudadas quando receberam do SIADI a doação de cadeiras de rodas.
Emocionada, Luzia Sousa Alves, mãe de Viviane, agradeceu a iniciativa. “Todos os dias eu tinha que carregar a Viviane nos braços até a escola, minha coluna já não aguentava mais. Antes ela tinha outra cadeira de rodas que ela recebeu também por doação, mas já era usada e logo quebrou. Hoje, estamos muito felizes porque o nosso sofrimento e dificuldade irão diminuir”, responde, agradecida.
De acordo com José João da Silva, coordenador do SIADI, as ações de inclusão são importantíssimas dentro do ambiente escolar. “Percebemos que a pessoa com deficiência durante muito tempo foi impedida de ter acesso à escola ou nela permanecer, uma vez que a mesma não vinha oferecendo condições necessárias para que estas pessoas pudessem de fato participar do processo como atores do mesmo”.
José João explicou ainda que a entrega das cadeiras de rodas tem o objetivo de dar oportunidade aos alunos. “Estes alunos tinham dificuldade de acesso à escola. Agora com a doação das cadeiras de rodas o acesso e a oportunidade serão facilitados”, afirma.
Ações de inclusão - O SIADI realiza em todas as unidades de ensino da rede municipal o diagnóstico de alunos com diversas deficiências por meio de ações realizadas por profissionais, como psicólogo, fonoaudiólogo, fisioterapeuta, pedagogos, psicopedagoga e assistente social. O objetivo destas ações é formatar, desenvolver e acompanhar a política de inclusão educacional.
Dentre os projetos de inclusão realizados na rede municipal de Imperatriz, a implantação de Sala de Recursos Multifuncionais (SRM) tem se destacado. Em toda a rede, 15 escolas possuem salas que realizam Atendimento Educacional Especializado (AEE) para alunos com diferentes necessidades.
O Atendimento Educacional Especializado (AEE) se dá de forma complementar e/ou suplementar, funcionando como suporte para que o aluno consiga se apropriar dos conteúdos próprios do ano (série) no qual está matriculado. (Luana Barros - Ascom)