Curitiba-PR – Em São Luís, 45 turmas do Colégio Educator fizeram cartazes e saíram em campanha pela preservação de alguns dos principais rios da cidade, como o Rio Anil, Rio dos Cachorros, Rio das Bicas, entre outros. Os alunos do 4º ano, por exemplo, foram até um trecho do Rio Anil e coletaram amostras de água para atestar a qualidade. Além deles, estudantes do Colégio Delta Infantil, em Imperatriz, criaram uma reportagem sobre o Rio Tocantins. Essas são apenas algumas turmas, de um total de 524 da educação infantil ao ensino médio, de 95 escolas de norte ao sul do Brasil que passaram os últimos três meses estudando, pesquisando, refletindo e debatendo sobre um trecho de água de sua cidade e a questão da preservação de rios e córregos. O resultado é um atlas digital criado pelos próprios alunos e compartilhado com outras turmas de escolas de todo o País, usuárias do Portal Educacional www. educacional.com.br), um dos portais de educação da Positivo Informática.
“2013 foi escolhido pela UNESCO como o Ano Internacional de Cooperação pela Água. Aproveitamos esse alerta sobre a escassez dos recursos hídricos para criar o projeto ‘Nossa Cidade Nossos Rios’ e mobilizar nossas crianças e jovens para os problemas que estão bem próximos deles”, explica Patricia Barbosa, coordenadora pedagógica da Divisão de Tecnologia Educacional da Positivo Informática.
O projeto começou em março com um desafio simples: Qual o curso d’água que passa perto de sua escola? Qual é o rio de sua cidade que gostaria de apresentar? A partir daí, cada turma foi pesquisar o rio ou o trecho de água da respectiva cidade ou região, considerando três etapas – passado, presente e as perspectivas para o futuro. Na primeira etapa (passado), os estudantes investigaram a história do curso de água escolhido e, a partir do levantamento histórico, desenvolveram conteúdos com textos, fotos, entrevistas com antigos moradores das margens, etc.. Na etapa presente, foram a campo e visitaram os locais escolhidos para a atividade. E a seguir (etapa futuro) apresentaram suas perspectivas para os rios de suas regiões, fizeram cartazes, campanhas, reportagens, entrevistas, maquetes, enfim, manifestaram de alguma forma a consciência ambiental.
O resultado é um acervo riquíssimo sobre o passado e a situação atual de cerca de 96 igarapés, córregos e rios, de 40 cidades brasileiras, criado pelos próprios alunos e concentrado no Portal Educacional para que possa ser acessado por milhares de colegas. “Conseguimos mapear e organizar informações didáticas sobre os principais rios do País, além de estimular o debate sobre a preservação da natureza”, comemora Andrea Maia, gerente de produto da Divisão de Tecnologia Educacional da Positivo Informática.
O Portal Educacional - http://www. educacional. com.br- é um ambiente virtual de aprendizagem com conteúdos educacionais, projetos colaborativos, avaliações on-line, oficinas, simuladores etc., para alunos de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio de escolas privadas.
Sobre a Positivo Informática: A Positivo Informática (BM&FBOVESPA: POSI3), maior fabricante brasileira de computadores, é líder de mercado há oito anos consecutivos e tem destacada presença na Argentina. Emprega mais de 5,1 mil colaboradores em suas fábricas no Brasil, localizadas em Curitiba (PR), Manaus (AM) e Ilhéus (BA), e na Argentina, na Terra do Fogo. Integram seu portfólio de produtos desktops, notebooks, ultrabooks, tablets, smartphones e celulares. Também investe em serviços e conteúdos – prioritariamente em língua portuguesa – para agregar valor aos equipamentos da marca. Presença em cerca de 10 mil pontos de venda no Brasil e 2 mil na Argentina. Líder também na área de tecnologia educacional, com soluções em cerca de 8,9 mil escolas públicas, 2,2 mil escolas particulares, mais de 3 mil pontos de venda no varejo em todo o Brasil e exportação para mais de 40 países. Mais informações: www.positivo-informatica. com.br.
Publicado em Cidade na Edição Nº 14775
Alunos do Maranhão estudam os rios de suas cidades e criam atlas digital do passado, presente e futuro
Realizado pelo Portal Educacional, o projeto “Nossa Cidade Nossos Rios” envolveu 524 turmas, de 95 escolas, de 18 estados, mais o Distrito Federal. Entre eles, alunos de São Luis e Imperatriz. Resultado é um atlas criado sob o ponto de vista dos alunos
Comentários