Com o objetivo de fomentar ainda mais debates sobre reciclagem e preservação do meio ambiente, a Prefeitura está apoiando o I Fórum sobre a política nacional de resíduos sólidos, organizado pelo Instituto Federal Maranhão (IFMA) realizado nesta quinta-feira (05) em Imperatriz.
A proposta visou discutir problemas regionais relacionados aos resíduos que são produzidos, sobretudo conscientizar a população sobre as responsabilidades dos cidadãos, bem como apresentar alternativas de soluções, técnicas e modelos de gestão.
Além de estudantes e professores, participaram do evento, o prefeito Sebastião Madeira, o secretário municipal de meio ambiente, Richard Sebba, o assessor de comunicação da Prefeitura, Elson Araujo, e a secretária de políticas para a mulher, Conceição Formiga. Na ocasião Madeira elogiou a iniciativa da instituição de trazer esse tema para o debate público e ressaltou a relevância do evento, principalmente por pensado por jovens.
"O assunto faz parte hoje da agenda, não só nacional, mas mundial. Os aspectos dos impactos ambientais de obras, e ações são de tamanha importância para o desenvolvimento sustentável que nos deixa felizes e otimistas por participar de uma discussão organizada por jovens, que se mostram preocupados com o futuro de nossa cidade e do planeta".
Um dos palestrantes convidados, o titular da Sepluma, Richard Sebba, abordou os desafios e perspectivas da implementação do Programa de Gestão de Resíduos Sólidos no Município, que desde o início da atual gestão tem sido um dos principais focos de trabalho. Sobre gestão de resíduos sólidos, o presidente da ASCAMARI, José Ferreira Fernandes ministrou palestra sobre Coleta Seletiva e Inclusão Social. O Fórum contou ainda com debates, palestras, além de atividades culturais.
Coordenador do projeto junto aos alunos do curso de Meio Ambiente, o professor Antônio Vieira informa que a intenção foi de alcançar a comunidade com a temática. "Disponibilizamos 200 vagas para participantes com inscrição gratuita".
Além disso, ele reforça a relevância do evento para a comunidade. "Esse foi um momento para compartilhar conhecimento com a comunidade. Sobretudo, representa a responsabilidade das instituições públicas de ensino em contribuir para a melhoria na sociedade por intermédio de ações educativas". Eva Fernandes - ASCOM
Comentários