Domingos Cezar ministra palestra para uma plateia atenta
O escritor com os alunos e professora

Domingos Cezar

Aproximação com a Academia Imperatrizense de Letras – AIL, conhecendo a produção literária dos seus membros e a criação de uma academia mirim, são propostas de alunos do ensino fundamental da Escola Municipalizada Jucimar Rodrigues, localizada no bairro Santa Inês, no Grande Santa Rita.
A proposta partiu da professora Núbia Ângela Carvalho, que orienta seus alunos, trabalhando com eles em sala de aula, obras de grandes escritores brasileiros, a exemplo de Machado de Assis, porém dando ênfase aos escritores locais, notadamente aos 40 membros efetivos da Academia Imperatrizense de Letras.
Dentro dessa proposta, a direção da Escola Jucimar Rodrigues decidiu, durante todo este ano, adotar livros dos escritores locais. Os acadêmicos, em contrapartida, são convidados a conhecerem a escola e ministrarem palestras com foco na obra adotada, bem como na produção da própria Academia.
Núbia Ângela disse ter informado a presidente da AIL, professora Edna Ventura, do projeto da escola e disse ter sido convidada por Edna Ventura a comparecer à Academia, acompanhada dos alunos, para expor aos acadêmicos o projeto ora implantado na escola, bem como a ideia de criar uma academia mirim de letras.
“Creio que a nossa proposta será muito bem recebida pela Academia de Letras, uma vez que a instituição tem demonstrado a preocupação de incentivar crianças e adolescentes a sentir gosto pela leitura”, afirma a professora Núbia Ângela, observando que a academia mirim incentivará a formar os futuros acadêmicos.
A escola escolheu como primeiro convidado para esse projeto piloto o acadêmico Domingos Cezar, adaptando seu romance de cordel “Alerta, rio Tocantins”, “por sua consistência literária, bem como sua importância ambiental”, afirma a professora Núbia Ângela, ressaltando que a obra tem um gênero muito apreciado e uma mensagem de grande relevância para o meio ambiente.
Desta forma, o escritor Domingos Cezar esteve na escola na tarde da última quarta-feira (12), onde ministrou palestra dentro do projeto idealizado pela escola. Domingos Cezar falou de arte, cultura, literatura, meio ambiente e respondeu as indagações dos alunos que demonstraram grande interesse pelo projeto.