Alunos durante aula de matemática

Hemerson Pinto

Nada de dormir até mais tarde ou passear no final de semana. A atividade preferida desta turma de aproximadamente 100 alunos do Colégio Militar Tiradentes, há três semanas, é usar as manhãs de sábado para tirar dúvidas.
As aulas extras nas disciplinas de matemática, português, física, química, biologia e redação começam às 7h e seguem até pouco mais de meio dia. Os estudantes do 2º e 3º ano do Ensino Médio estão em fase de preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio - Enem, com inscrições abertas desde o último dia 25.
O exame será realizado nos dias 24 e 25 de outubro e é o principal instrumento de avaliação da qualidade do Ensino Médio e a porta de entrada mais utilizada como acesso às instituições públicas e privadas do ensino superior e de ensino técnico. Por isso, vale trocar as horas de folga da escola pelo caderno, livros, as explicações do professor e complicadas fórmulas e regras das disciplinas. 
No ano passado, o preparatório do Colégio Militar foi realizado pela primeira vez. Em 2015 a experiência é repetida e a escola contratou seis professores de cursinhos tradicionais da cidade com o objetivo de alcançar bons resultados, quem sabe até melhor que o de 2013, divulgado em 2014, quando o Colégio Militar esteve entre as dez escolas públicas no Maranhão que mais aprovou no Enem.