Alunos, professores, coordenadores e gestores do Colégio Estadual União assistiram na noite desta terça-feira (22) à palestra “Desenvolvimento Sustentável”, ministrada pelo ambientalista Domingos Cezar, que na ocasião representou o Conselho Municipal do Meio Ambiente (COMMAM), do qual é um dos conselheiros.
Mediada pelo professor Carlos Leen Santiago, o evento, entre a palestra, o debate e questionamentos, durou cerca de 1h40m atraindo a atenção de docentes e discentes que assistiram com muita atenção ao tema abordado e ainda participaram ativamente com indagações e colocações precisas acerca do assunto abordado.
Jornalista por vocação, administrador (UEMA) por formação acadêmica e ambientalista por amor à causa que defende, Domingos Cezar discorreu com conhecimento de causa sobre a importância econômica do rio Tocantins, o qual ele cita como o principal atrativo da vinda da empresa Suzano Papel e Celulose para este município.
“Sei do esforço do prefeito Sebastião Madeira e da governadora Roseana Sarney para atrair para o Maranhão e, especificamente, para este município esta grande empresa, entretanto devo confessar que o principal atrativo foi o rio Tocantins com seu enorme volume de água para mover a indústria da empresa”, disse o palestrante.
Domingos Cezar citou como exemplo de desenvolvimento sustentável a preocupação da direção da empresa em formar a Rede de Percepção de Odor (RPO) composta por 30 membros da comunidade, que ele também faz parte, com o intuito de identificar – pelo cheiro – qualquer problema que venha acontecer com o funcionamento da fábrica.
O ambientalista lembrou que, na semana passada, membros do Conselho Municipal de Meio Ambiente, liderados pela presidente Ivanice Cândido Lima Almeida, estiveram reunidos com o promotor de Defesa do Meio Ambiente, Jadilson Cirqueira, para tratar exclusivamente da compensação ambiental da fábrica da Suzano.
De acordo com o jornalista, a compensação da empresa foi orçada em R$ 10,2 milhões, cujo recurso já foi depositado para a conta da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Naturais – SEMA. “Infelizmente, o órgão estadual quer desviar esse recurso para o Parque Estadual do Mirador, o que não aceitamos de forma alguma”.
A compensação ambiental, segundo informou o palestrante, deve ser aplicada na área onde ocorre o impacto ambiental. “Portanto, o município da região que mais sofreu com os impactos ambientais da Suzano foi Imperatriz”, afirmou, ressaltando que junto à Promotoria o Conselho encontra-se em campanha para carrear este recurso para este município.
Paulo Freire – Depois de responder a todos os questionamentos, Domingos Cezar, que participa ativamente como escritor do projeto Arte & Cidadania nas Escolas, convidou a todos a participarem de mais uma edição do projeto que acontece na manhã desta sexta-feira (25), na Escola Paulo Freire, situada na vizinhança do CE União.
Ele observou que depois da Escola Paulo Freire, a próxima escola a ser visitada pelo projeto é o CE União, com a edição do próximo dia 9 de maio, no período vespertino. A gestora Francisca Sousa Silva e a coordenadora Ivanice Silva Alves agradeceu a presença do ambientalista e convocou os alunos a receberem o projeto. (Assessoria)
Publicado em Cidade na Edição Nº 14987
Alunos do CE União assistem a palestra sobre Desenvolvimento Sustentável
Escola Paulo Freire recebe projeto Arte & Cidadania nesta sexta-feira
Comentários