Na última sexta-feira (05), a Prefeitura de Imperatriz, por intermédio da Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Lazer (SEMED), fez a entrega dos óculos de grau aos alunos do Programa Brasil Alfabetizado (BRALFA), que realizaram consultas de vistas no dias 14 e 15 de junho deste ano.
A clientela do programa é formada por adultos, muitos com problemas de visão. A medida objetiva corrigir essa falha e melhorar o processo de aprendizagem.
Ao todo, 543 alunos foram beneficiados com a entrega dos óculos, conforme esclarece Letícia Alves, coordenadora pedagógica do BRALFA.
“543 alunos serão contemplados com o recebimento dos óculos e os demais que realizaram consultas foram encaminhados para cirurgia de catarata. A entrega dos óculos aos nossos alunos representa a concretização de um anseio deles. Isso certamente influenciará positivamente no desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem, como também representará qualidade de vida aos mesmos, satisfação e interesse dos nossos alunos para a elevação do seu conhecimento. Após 32 dias da realização das consultas, estamos entregando os óculos”, explica Letícia.
Sobre a ação
Nos dias 14 e 15 de junho, a coordenação local do BRALFA realizou gratuitamente 1200 consultas oftalmológicas para os alunos que integram a etapa 2010/2011 do programa na rede municipal e estadual.
A ação foi resultado da parceria firmada entre o Governo Federal, através do Ministério da Educação, o Governo do Estado do Maranhão e a Prefeitura Municipal de Imperatriz, que integram o Projeto Olhar Brasil. Além da consulta, os alunos do BRALFA também receberam óculos gratuitamente. A ação teve como objetivo identificar e corrigir problemas visuais com o objetivo de reduzir as taxas de evasão escolar e facilitar o acesso da população escolar à consulta oftalmológica e aquisição de óculos.
Comentários