Os alunos Raurício Vital Mendes, Thais Ferreira Claudino e Jacqueline Pelipe de Paula, do curso de Odontologia da Faculdade de Imperatriz – FACIMP, foram contemplados com bolsas da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (FAPEMA).
As bolsas foram repassadas à FACIMP através dos professores Leonilson Gaião de Melo e Leopoldina de Fátima Dantas de Almeida. Eles inscreveram dois projetos que concorreram às bolsas: “Distribuição Espacial e Geoprocessamento de Pacientes com Fissura Labiopalatina na Cidade de Imperatriz, Maranhão” e “Atividade Antifúngica de Óleos Essenciais Vegetais Sobre Biofilme de Candida albicans”.
O primeiro projeto trata-se do atendimento de pacientes com fissura labiopalatina da macrorregião de Imperatriz que é realizado na FACIMP, com apoio do município, nos níveis de atenção básica e especializada, da Associação Maranhense da Alegria (Amalegria - entidade jurídica sem fins lucrativos dedicada ao atendimento de pacientes portadores de fissura labiopalatina), e da Associação Brasileira de Odontologia (ABO). Espera-se por meio deste trabalho uma melhoria no atendimento dos pacientes da Amalegria e uma expansão no número de atendimentos, bem como uma melhor relação de referência e contra-referência com as Unidades Básicas de Saúde do município.
O segundo estudo será realizado no Laboratório de Biologia Celular e Molecular da Faculdade de Imperatriz (FACIMP). A etapa do estudo correspondente ao ensaio da Microscopia Eletrônica de Varredura (MEV) será realizada no Laboratório de Patologia Experimental e Biomateriais da Faculdade de Odontologia de Araraquara (FOAr), da Universidade Estadual de São Paulo Júlio de Mesquita Filho (UNESP).
A FAPEMA tem como objetivos contribuir para a divulgação da ciência e tecnologia: formação de recursos humanos; fomento à pesquisa; proteção intelectual e disseminação da cultura de inovação tecnológica.
As pesquisas foram iniciadas no dia 02 de setembro e terá duração de um ano, prazo que finaliza a bolsa.
Publicado em Cidade na Edição Nº 14798
Comentários