Seis escolas e 78 alunos da rede municipal de ensino de Imperatriz foram medalhistas na XVIII Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) e IX Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG). A cerimônia de premiação acontece nesta quarta-feira (25), no auditório da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), às 8h30min.
A Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica e a Mostra Brasileira de Foguetes são organizadas anualmente pela Sociedade Astronômica Brasileira (“http://www.aeb.gov.br/”AEB). A OBA e a MOBFOG são eventos abertos à participação de escolas públicas ou privadas, urbanas ou rurais, sem exigência de número mínimo ou máximo de alunos, os quais devem preferencialmente participar voluntariamente. Podem participar da OBA e da MOBFOG alunos do primeiro ano do ensino fundamental até alunos do último ano do ensino médio. A OBA e a MOBFOG ocorre totalmente dentro da própria escola, tem uma única fase e é realizada toda ela dentro de um só ano letivo, deste modo os certificados e medalhas são recebidos pela escola no mesmo ano letivo.
“Na OBA 2015, participaram 838.156 alunos distribuídos por 9.552 escolas de todo o país. Em Imperatriz, tivemos 78 alunos medalhistas das escolas: João Silva, Moranguinho, Maria das Neves Marques de Sousa, Hebe Cortez, São Francisco do Canindé e Eliza Nunes. Nós da Secretaria de Educação parabenizamos todos os alunos e as escolas por terem alcançado bons resultados”, declarou Zesiel Ribeiro, secretário municipal de Educação.
João Batista Garcia Canalle, astrônomo, professor doutor e coordenador nacional da OBA e MOBFOG, encaminhou à Prefeitura de Imperatriz correspondência parabenizando os alunos de Imperatriz.
“Deixamos aqui registrados os nossos parabéns pelos excelentes resultados obtidos pelos seus alunos, professores e escolas e aproveitamos a ocasião para sugerir fortemente que esta prefeitura faça uma cerimônia pública de entrega das medalhas dos seus alunos”. (Luana Barros - ASCOM)
Comentários