Estudantes explicam sobre a criação de um umidificador de ar caseiro durante mostra

Inovação, tecnologia e ideias para construir um mundo melhor: essas foram as principais preocupações dos alunos de uma escola particular de Imperatriz durante uma mostra científica que aconteceu na cidade. Com o tema “A ciência de hoje e a tecnologia de amanhã”, cerca de 60 projetos foram exibidos, na última quinta e sexta (29 e 30), para a comunidade durante o evento no Imperial Shopping.
Para o coordenador da feira, Elton Carlos, esse é um momento importante para estudantes e público em geral, uma vez que as propostas apresentadas trazem benefícios e melhoram o cotidiano das pessoas. “A mostra apresenta toda a capacidade de transformação e preocupação com o meio em que vivemos. Viemos para mostrar a viabilidade de cada projeto e, para isso, realizamos no shopping, visto que temos uma grande circulação de pessoas para conferir o trabalho”, explica.
Entre as várias propostas levadas pelos estudantes, estão tecnologias para facilitar o estacionamento para cadeirantes, formas alternativas para criação de biocombustível, reciclagem e a criação de equipamentos caseiros, como o umidificador de ar criado pelos alunos do 9º ano, Bianca Brito, Juliana Carvalho e Marcos Vinícius. Feito com isopor, gelox e outros materiais de fácil acesso, o trio construiu um aparelho que funciona na hora de manter a umidade relativa do ar. “Foi feito em apenas uma tarde e chegamos a um resultado muito bom. É um equipamento que previne doenças respiratórias, desidratação e ainda tem um menor consumo de energia com relação a um umidificador comum”, ressalta Juliana.
Durante a mostra, os alunos também receberam a visita de estudantes do curso de Engenharia Elétrica do Instituto Federal do Maranhão (IFMA), que conheceram alguns projetos e trocaram experiências com os expositores. (Assessoria de Imprensa)