Alunos do sétimo período do curso de Economia da FACIMP participaram de uma visita técnica ao distrito industrial de Porto Franco. A visita técnica, sob a orientação do professor Diego Maciel de Oliveira, foi viabilizada com o apoio da Prefeitura Municipal de Porto Franco, através do secretário de Governo, Vaner Mota. Na oportunidade, os alunos conheceram as instalações da Algar Agro, que é uma indústria processadora de soja.
A empresa faz parte de um grupo composto por diversos empreendimentos, dentre estes duas plantas de esmagamento de soja, produção de óleo de soja degomado e refino de óleo, uma em Uberlândia-MG e outra em Porto Franco-MA.
O coordenador industrial da empresa, senhor Vilson Menaré, acompanhou os alunos desde a chegada à empresa até a saída. A visita, que durou toda a manhã, foi precedida de uma palestra no auditório da empresa. No auditório, foram apresentados dados sobre o grupo Algar, o empreendimento e as perspectivas futuras do grupo para a região. Os alunos tiveram a oportunidade de fazer perguntas e conhecer melhor os fatores que levaram a empresa a escolher a região para investir. Em seguida, conheceram as unidades que compõem a indústria, a refinaria que está em construção e as etapas do processo produtivo.
A visita faz parte da disciplina de Economia Industrial e para o professor Diego Maciel, “representa uma grande oportunidade de conhecer na prática a indústria local. É muito importante para o aluno em formação conhecer sua região e ver o campo de trabalho que ele terá após concluir o curso. Em nome da FACIMP, agradecemos mais uma vez a Prefeitura Municipal de Porto Franco e ao Grupo Algar pelo apoio e iniciativa de estreitar os laços entre a academia e o mercado”.
Um pouco sobre a Algar - Constituído em 1954 e com atuação em todo o território nacional, a Algar é um grupo empresarial empreendedor que atua nos setores de TI/Telecom, Agro, Serviços e Turismo, oferecendo soluções que garantam valor para todos de maneira simples, sustentável, inovadora; valorizando relacionamentos e o potencial humano. Pioneira na região do cerrado brasileiro, a Algar Agro atua no processamento de soja desde 1978. Fabricamos o Óleo de Soja ABC e o Farelo de Soja RaçaFort, comercializado no mercado interno e externo. Hoje, possuímos duas fábricas para isso e temos os mais significativos parques industriais de armazenamento e processamento de soja localizados em Minas Gerais e no Maranhão.
Unidade Porto Franco - Capacidade para armazenar 60 mil toneladas de soja e esmagar 500 mil toneladas por ano. Inaugurada em 2007, com investimentos de 200 milhões de reais, a unidade conta com os mais modernos equipamentos do país numa área de 200.000 m². Tem capacidade para armazenar 60 mil toneladas de soja e potencial de esmagamento de 500 mil toneladas por ano.
Publicado em Cidade na Edição Nº 14418
Comentários