Com o objetivo de esclarecer e orientar sobre como se tornar um empreendedor e formalizar seu negócio próprio, bem como sobre garantir benefícios, a Secretaria de Desenvolvimento Social (SEDES), através do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Santa Rita, promoveu ontem (06) um encontro entre o SEBRAE e os alunos dos cursos profissionalizantes ofertados no CRAS.
Cerca de 70 pessoas que participam dos cursos de corte/costura, panificação, manicure e depilação estiveram durante toda a manhã recebendo orientações a cerca da temática. A coordenadora do Centro de Referência, Erika D’Ávila, afirma que a palestra faz parte das ações planejadas pelo CRAS para atender às necessidades do usuário.
“Como ofertamos cursos de capacitação profissional, sabemos que muitos dos nossos usuários trabalham na informalidade, com suas bancas de comida, ou têm sua costura em casa, e muitos têm o interesse de se formalizar. Mas, considerando que é muito burocrático, que tem que pagar taxas, trouxemos o SEBRAE para esclarecer como funciona e quais as vantagens que o trabalhador adquire após se tornar um empreendedor”, declarou.
Para Baruck de Sousa, representante do Sebrae, a palestra realizada contemplou especificamente o público atendido pelo Cras. “A palestra foi voltada justamente para a costureira, dona de casa, pipoqueiro, sacoleiro, serve para qualquer um que tenha uma atividade. No caso dos alunos presentes nessa palestra, todos têm pretensão de montar um negócio próprio ao final do curso. Por isso, estamos passando as informações para que tão logo ele faça isso, tenhas as informações necessárias, além dos benefícios que esse programa proporciona a esse público”, disse o palestrante.
A aluna do curso de panificação, Maria das Dores Melo, reconhece a importância da palestra e afirma que com as orientações será mais fácil realizar seu sonho. “Meu sonho é ter uma lanchonete. Hoje vendo geladão na rua e quando terminar meu curso vou montar meu próprio negócio. Essa palestra foi maravilhosa e vai me ajudar a colocar meu negócio da forma correta”, finalizou Maria. [Sara Ribeiro – ASCOM]