Criatividade, percepção, descoberta de novas potencialidades pessoais e novas formas de resolução de problema são os objetivos pretendidos pelo projeto Empreendemania. Desenvolvido por alunos do 3º e 5º períodos do curso de Ciências Contábeis, do Centro de Ciências Sociais, Saúde e Tecnologia (CCSST) da UFMA,  e orientado pela professora Rhecyelle Mota Belfort, o projeto é uma iniciativa de reformulação de pensamento e comportamento dentro das práticas contábeis.

Nesta quarta (5) e quinta (6), os alunos desenvolveram atividades nas dependências da UFMA, campus Centro, expondo seus trabalhos e venda de produtos. O motivo da proposta é apoiar os alunos do curso ao desenvolvimento criativo e perceptivo, considerando que a prática é igual ao desenvolvimento do conhecimento técnico, além de contribuir para a interação com os demais cursos.

As apresentações para o público contaram com barracas de alimentos, como de iogurte diet e de salada de frutas, stands de camisetas customizadas com estampas dos mais diferentes cursos,bottons, revistas e informações no stand do blog de contábeis para os leigos no assunto, além de shows culturais. A professora Rhecyelle, considera uma ação importante para o amadurecimento dos alunos.  “Gostei de tudo o que produziram, eles foram responsáveis, disponibilizando produtos de qualidade. Nosso  objetivo foi alcançado, aliamos  teoria e  prática”, destaca.

Explorar o desenvolvimento dos alunos não é apenas uma necessidade, o projeto é um meio de redescobrir, de produzir novas ideias, atitudes e comportamentos que auxiliam na  satisfação e progresso dos acadêmicos. Durante a pesquisa e consolidação do estudo foi perceptível o processo de eufemização de quatro pilares básicos: conhecer, conviver, ser e fazer,  capacidades que agregam tanto no âmbito pessoal quanto profissional.

A realização desta iniciativa é bem vista pelo secretário geral de empresa Júnior de contabilidade da UFMA, Mikael Guedes.  “ Esta atividade tem um valor imprescindível ao curso de Ciências Contábeis, por corroborar na quebra do antigo pensamento errôneo, que algumas pessoas podem fazer da profissão contábil. O profissional da contabilidade possui todas as ferramentas necessárias para desenvolver-se como empreendedor e realizar análises críticas de ambientes de mercado”, frisa Mikael.
Dentre os objetivos específicos do Empreedemania se destacam a capacidade de oportunizar espaço de informação e discussão sobre meio ambiente, mercado, marketing e vendas; conduzir o jovem a pensar seu momento ocupacional, refletindo acerca dos sentidos de suas escolhas e a promoção do curso de ciências contábeis na região.