A Escola Municipal Afonso Pena (povoado Km 1700), que integra a rede municipal de ensino de Imperatriz, realizou no último final de semana a VI Feira Científica e Cultural do Açaí (FECCAI), com o tema "Extrativismo e qualidade de vida".
Segundo Maria Evanderly Lopes Sousa, gestora da escola, o evento, que envolve toda a comunidade, é realizado desde 2005 com o objetivo de conscientizar sobre a importância do açaí na economia da comunidade e sua preservação.
"A FECCAI surgiu em 2005 quando um grupo de alunos do 6º ao 9º ano da escola, orientados pela professora Maria Edices Silva, teve a ideia de conscientizar a comunidade sobre a importância do açaí. Assim, eles realizaram várias pesquisas de caráter sustentável envolvendo toda a comunidade. Com estas ações, asseguramos à comunidade do povoado KM 1700 uma vida digna e saudável por meio do uso da natureza sem agressão ao meio ambiente".
Maria Evanderly esclareceu ainda que o evento englobou atividades como apresentação dos projetos, danças culturais, desfiles, gincana, exposição, degustação dos pratos típicos feitos do açaí, venda de produtos e distribuição de mudas de açaí para a comunidade.
Coordenadora do Setor de Educação do Campo da Secretaria Municipal de Educação (SEMED) de Imperatriz, a professora Maria da Piedade Oliveira da Silva, esteve presente no evento e parabeniza a escola.
"Prestigiamos a VI edição da Feira Científica e Cultural do Açaí (FECCAI) realizada pela Escola Afonso Pena e só temos a parabenizá-los por esta ação. Todos os anos, percebemos o comprometimento da escola em envolver alunos e toda a comunidade em ações de sustentabilidade no campo e isto é muito importante". (Luana Barros - ASCOM)
Publicado em Cidade na Edição Nº 14843
Comentários