Gestora e diretora regional de Educação de Imperatriz, professora Rosyjane Paula e Orleane Santana, com as alunas pesquisadoras (Angela e Bruna) e orientadoras do CE Dorgival Pinheiro, professora Jeassimonne Paulino e professora Dogivan Madeira

Cida Marconcine
          
A MOSTRATEC 2015, Mostra Brasileira de Ciência e Tecnologia/Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia, realizada de 26 a 30 de outubro, na cidade de Novo Hamburgo (RS), é um evento organizado pela Fundação Liberato e teve a presença de representantes de 19 países. Esta importante mostra científica contou com a participação de três escolas estaduais, pertencentes à Unidade Regional de Educação de Imperatriz (UREI), que com muita competência representaram o Maranhão: Centro de Ensino Dorgival Pinheiro de Sousa, Centro de Ensino Tancredo de Almeida Neves e Centro de Ensino Edison Lobão.
O CE Dorgival Pinheiro de Sousa, com a pesquisa “Uma reeducação alimentar no Centro de Ensino Dorgival Pinheiro de Sousa”, alunas Angela Teresa Oliveira Bezerra e Bruna Rodrigues Mesquita, orientadoras professora Jeassimonne Paulino de Carvalho Rocha e professora Dorgivan Madeira dos Santos Rodrigues, recebeu convites para participação no evento internacional e acampamento científico na Argentina. Também recebeu convite para a Mostra de Ciências e Tecnologia Escola Açaí (MCTEA), no Pará.
 “Eu acredito na pesquisa científica para o avanço da qualidade na educação de nosso Estado. O aluno pesquisador está em constante envolvimento social, em busca de solucionar problemas e é esse envolvimento que coloca o aluno como protagonista na construção do conhecimento. Quando vejo o Brasil e o Maranhão representados através de nossos alunos em um evento internacional como este, fico emocionada e agradecida a Deus pela oportunidade de ver o brilho nos olhos de nossos pesquisadores maranhenses de nível médio. Agradeço ao governador Flávio Dino, à secretária de Educação, professora Áurea Prazeres; à nossa gestora Regional de Educação de Imperatriz, professora Rosyjane Paula, e diretora de Educação, professora Orleane Santana, por terem dado todo apoio necessário para que nossas alunas participassem da MOSTRATEC. Um governo que valoriza as conquistas de seus educadores e alunos, que valoriza as ideias inovadoras dos jovens e que investe na pesquisa, é o governo que fará um marco na História de nosso Estado”, declarou a gestora escolar do CE Dorgival Pinheiro e orientadora, professora Jeassimone Paulino Carvalho Rocha.
O CE Tancredo de Almeida Neves, com a pesquisa “Elaboração e avaliação físico-química e sensorial do pão francês enriquecido com soro de leite”, alunos Esio Silva Torres e Ítalo Falcão Torres, orientador professor Carlos Fonseca Sampaio, garantiu o 2º lugar na área de Medicina e Saúde, o que conferiu aos alunos as credenciais para participar da Milset Expo Brasil. “A escola sempre faz inscrições para a Mostratec e sempre ganhamos as credenciais com nossos projetos de pesquisa, defendidos por nossos alunos do CE Tancredo Neves”, conta a gestora adjunta, professora Ana Cristina Carvalho Araújo.
“Participar de experiências de feiras de ciências desse porte é garantir um conhecimento construído em bases sólidas, que ficará para sempre. Parabéns a todos, gestores e professores, que incentivaram e lutaram junto aos seus, aos nossos educandos, para que vivam essas experiências”, comenta a coordenadora pedagógica da UREI, professora Ivetilde Nascimento Delgado Mota.
      Os projetos de pesquisa do CE Edison Lobão também tiveram grande destaque na Mostratec: “Reuso da água aplicação das espécies macrófitas Pistia stratiotese e Nymphaea alba para o tratamento de afluentes domésticos”, com a aluna Ana Beatriz Bertoldo Passos, foi contemplado para participar da Genius Olimpyad em 2016, que acontecerá em Nova York (EUA); e “Nutracêutico da vida: análises dos compostos bioativos da Annona crassiflora e Passiflora edulis para produção de nutracêuticos na prevenção de células cancerígenas”, com a aluna Amanda Gabriele Silva de Assis, foi contemplado com uma bolsa CNPq, que a estudante receberá para desenvolver sua pesquisa e também credencial para participar da FEBRACE 2016, na USP, em São Paulo. Os dois projetos têm como orientadores o professor Zilmar Timóteo Soares e a professora Emily Ferreira Soares.
“Essas participações servem de incentivo e estímulo para que mais inscrições aconteçam na rede pública. E é uma honra vermos esses alunos e professores em tão importante evento científico. Parabéns aos gestores e toda equipe escolar por possibilitarem essa participação. Nossas escolas estaduais, nossa UREI e o Maranhão foram muito bem representados durante a Mostratec”, enfatiza a diretora Regional de Educação de Imperatriz, Orleane Santana.
Para a gestora Regional de Educação de Imperatriz, Rosyjane Paula, os eventos científicos são oportunidades para que o aluno exerça seu protagonismo juvenil. “Nossos alunos possuem um potencial muito grande como pesquisadores, pois fazem o diferencial pela curiosidade aguçada, o desejo de inovar e o poder criador. Basta que recebam motivação e apoio para que a iniciação científica realmente aconteça. A URE de Imperatriz, através de seu Núcleo de Pesquisa, oportuniza aos centros de ensino da rede estadual orientações, palestras e oficinas, com objetivo de atender às principais demandas relacionadas ao desenvolvimento da pesquisa científica, porque entendemos que educação não é feita somente com o que se faz ou vive no interior de uma sala de aula, mas também com aquilo que é possível se estender ao contexto social. Termos jovens realizando pesquisa é termos a certeza de que o conhecimento adquirido na escola se estenderá também para a vida na sociedade. Nossa Regional de Educação se alegra por ver nossa gente, nossa história e nosso Estado tão bem representados através desses alunos, que fazem educação desbravando o mundo da ciências”, destaca a gestora da UREI.