Os bolsistas do Programa Educação Tutorial – PET/Conexões da UFMA de Imperatriz vão apresentar cinco trabalhos que foram aprovados no IV Seminário do Conexões de Saberes, que ocorre nos dias 8 e 9 de setembro, em Recife-PE, na Universidade Federal Rural de Pernambuco. O evento vai reunir alunos integrantes dos PET/Conexões dos estados do Maranhão, Pernambuco, Bahia e Ceará.

Os cincos trabalhos aprovados foram:

- Educação ambiental em escolas públicas – Cleudinir Sobral
- Perfil socioeconômico dos Catadores de materiais recicláveis de Imperatriz – Adriano Almeida
- Consciência Negra – Marisvaldo Lima
- Leitura em escolas públicas municipais com criança do ensino fundamental – Diana Cardoso
- Hanseníase, preconceito e conscientização – Dayane Arielly
O PET/Conexões é um projeto do Ministério da Educação, financiado pelo MEC, que tem como objetivo aproximar a universidade da comunidade, através de pesquisa e extensão universitária, como forma de democratizar o conhecimento e trazer inclusão social e cidadania.
No Campus da UFMA de Imperatriz, o projeto conta com doze alunos dos cursos de Enfermagem, Jornalismo e Pedagogia e um voluntário, que desenvolvem atualmente seis projetos multidisciplinares. O programa teve início em janeiro deste ano e é coordenado pelo Prof. Dr. Paulo Roberto da Silva Ribeiro, do Curso de Enfermagem. “O evento é uma oportunidade de divulgar os trabalhos que os alunos da UFMA desenvolvem e também possibilita uma troca de experiências trazendo conhecimento e novas ideias”, afirma o professor.
Adriano Almeida fala sobre o trabalho que ele desenvolve com os catadores de materiais recicláveis de Imperatriz. “O projeto tem como objetivo traçar o perfil socioeconômico dos catadores e ver questões referentes à renda, às condições de trabalho, faixa etária, os motivos que o fizeram seguir essa profissão, além de verificar se eles sofrem preconceito. Estamos trabalhando inicialmente com a associação, que tem 21 membros”, explica.
Essa não é a primeira vez que o PET de Imperatriz tem trabalhos aprovados em congressos. Os alunos tiveram também dois projetos aprovados no Congresso Brasileiro de Extensão Universitária (CBEU), que vai acontecer em novembro na cidade de Porto Alegre-RS. (ASCOM/UFMA – Núcleo Imperatriz)