Com o fim do recesso do mês de julho, mais de 44 mil alunos da rede municipal de ensino retornam às salas de aula nas 152 unidades escolares de Imperatriz nesta quinta-feira (01). De acordo com Zesiel Ribeiro, secretário municipal de Educação, o recesso teve início no dia 17 de julho e terminou na última terça-feira, 30.
“As atividades em todas as unidades escolares da rede municipal de ensino de Imperatriz retornaram ontem (31) com o planejamento escolar. E hoje os alunos retornam à sala de aula e o ano letivo termina no dia 17 de dezembro com o término do 4º bimestre”.
Zesiel Ribeiro ressalta que dentro das unidades escolares os professores realizam planejamento e desenvolvem diversos projetos, que somados aos investimentos do município, resultam em avanços significativos.
“Em 2012, 56 escolas da rede municipal atingiram e/ou superaram as projeções do Ministério da Educação (MEC) no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). Além disso, criamos a Escola Municipal de Educação Bilíngue para Surdos Professor Telasco Pereira Filho, através da Lei Ordinária nº 1453/2012; a primeira do Maranhão e a sétima do Brasil e que atende crianças, jovens e adultos com surdez e surdocegueira. Temos também o Programa Mais Educação que desenvolve, em contra turno, atividades optativas nas áreas de: acompanhamento pedagógico, meio ambiente, esporte e lazer, direitos humanos, cultura e artes, cultura digital, prevenção e promoção da saúde, educomunicação e educação científica”.
O secretário lembrou ainda que uma boa parte das escolas já possuem laboratórios de informática e aplicam tecnologia no processo educacional.
“No início de 2009, a Rede Municipal de Ensino possuía apenas 11 escolas equipadas com laboratórios de informática e 10 escolas com Mesas Educacionais do Sistema Positivo. Atualmente, em toda a rede contabilizam-se 86 laboratórios de informática montados na zona urbana e rural”. (Luana Barros - ASCOM)