Com número recorde de matrículas, os alunos da rede municipal de ensino reiniciam mais um ano letivo nesta terça-feira (5). De acordo com o calendário escolar da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), as atividades de 2013 se iniciaram em 31 de janeiro com o retorno dos professores às atividades de planejamento de formação continuada.
O clima otimista para o reinício das aulas da rede municipal se deve aos resultados obtidos nas avaliações nacionais nos últimos anos. A elevação da média alcançada no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), somada aos investimentos em estrutura física e qualificação dos recursos humanos, devolveu à educação municipal a credibilidade da comunidade no ensino público em Imperatriz.
A dona de casa Raimunda Leal afirma que fez questão de garantir uma vaga para sua filha Martha Aurora Leal em uma das escolas da rede pela qualidade observada. “Quando meu filho mais velho iniciou sua vida escolar em 2007, sofri para pagar uma escola particular porque na rede municipal quase não havia aula. Mas agora observo que a realidade da rede municipal é outra, por isso decidi matricular minha filha na rede pública, por acreditar no trabalho que está sendo desenvolvido”, observa.
Segundo Zesiel Ribeiro, secretário municipal de Educação, uma das prioridades da atual gestão é educação de qualidade e todo o esforço empenhado desde 2009 tem surtido bons resultados. “Quando iniciamos o trabalho na Rede Municipal, em 2009, por exemplo, 54 escolas atingiram ou superam as projeções do Ministério da Educação e, em 2012, foram 56 escolas”. (Kayla Pacheco)