O projeto "Levantamento da realidade do descarte do óleo de soja do Bairro Bacuri", dos alunos Eduardo Reis, Mikael Alves Silva e João Vitor Carvalho, com orientação da professora Tereza Cristina de Sousa, da Escola Giovanni Zanni, que integra a rede municipal de ensino de Imperatriz, realizou ontem (26) a Gincana do Conhecimento.
O evento, realizado nas instalações da própria escola, arrecadou centenas de litros de óleo de soja que será utilizado em ações do projeto, conforme explica a professora Tereza Cristina: "Há dois anos estamos realizando este projeto em nosso bairro. Hoje em dia é grande a preocupação com a geração de lixo no mundo. É caro tratar o óleo de soja já utilizado e, quando não tratado, prejudica o meio ambiente. A ideia é apresentar à comunidade uma proposta alternativa da maneira correta de fazer seu descarte. Recolhemos óleo usado nas residências, acondicionamos e futuramente realizaremos a reutilização deste em mais uma ação do projeto".
Tereza ressalta ainda que a gincana, assim como as futuras ações realizadas pelo projeto, envolveu toda a escola, os pais e a comunidade apresentando ações sustentáveis.
Para o aluno João Vitor Carvalho, a pesquisa e o projeto trouxeram soluções positivas para a comunidade. "Realizamos questionamento, pesquisa e diversas ações desde o início do projeto. Percebemos que algumas donas de casa têm consciência que são responsáveis pelo meio ambiente. Assim, com a realização de oficinas e palestras contínuas na escola e no bairro, podemos mudar o destino do óleo e do lixo de forma a não prejudicar o meio ambiente". (Luana Barros - ASCOM)