A partir da próxima terça-feira (09) até o domingo (14), serão apresentados três projetos de alunos da rede municipal de ensino na IV Feira de Ciência e Tecnologia do Sul do Maranhão (FECITEC), que acontece nas instalações da Unidade de Ensino Superior do Sul do Maranhão (UNISULMA).
A Comissão de Ciência e Tecnologia de Imperatriz (COMCITEC) destaca a importância da participação dos alunos em feiras e outros eventos científicos que contribuam com o processo de aprendizagem.
“Hoje as escolas municipais de Imperatriz têm um ensino de ciências voltado para a pesquisa científica, pois entendemos que a Educação não pode ficar à margem do conhecimento científico”, declarou Domingos Bandeira, coordenador de Projetos Especiais da Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Lazer (SEMED).
A estudante pesquisadora Kethelin Loanne Santos, da Escola Municipal Machado de Assis (Vila Nova), ficou feliz ao saber que seu projeto, “A Comunicação na Escola através do Rádio”, foi um dos finalistas da IV FECITEC. O estudante Fabiano Ribeiro da Silva, que divide a autoria do trabalho com Kelthelin, declarou que: “Com as locuções na rádio escolar aprendemos muito. E levar o nosso projeto para o conhecimento de outras escolas pode ajudar outros alunos a viverem a nossa experiência”.
Maria Vieira de Faria, gestora da Escola Municipal Santa Maria, acompanhou os trabalhos de pesquisa e concretização do projeto “Restaurar para ter vida: Uma proposta de revitalização do Riacho Santa Tereza” e declarou que o objetivo das pesquisas e ações do projeto foi conscientizar sobre os problemas do riacho e a importância de revitalizá-lo. O projeto envolveu a comunidade escolar e moradores do bairro Nova Imperatriz.
“Será maravilhoso divulgar a história da nossa cidade através da nossa cultura, que é diversificada, podendo valorizar as nossas raízes, conquistas e principalmente o nosso povo”, afirmou Werbson dos Santos Souza, aluno da Escola Municipal Machado de Assis (Vila Nova).
“Esse é o objetivo maior do nosso trabalho”, confirmou a estudante Walesca Vitória de Sousa, companheira de pesquisa de Werbson, os quais desenvolvem o projeto “Imperatriz Maranhão: uma cidade multicultural”.
Os alunos, tanto da rede pública como particular de diversas cidades, defenderão durante a feira suas ideias que mostram um novo perfil dos estudantes, que passaram a ser pesquisadores, autores e construtores de novos conhecimentos.

Projetos finalistas da rede municipal de Imperatriz para a IV FECITEC:

• Restaurar para ter vida: Uma proposta de revitalização do Riacho Santa Tereza de Imperatriz/MA;
Escola Municipal Santa Maria
Alunos: Mikaelly Rodrigues de Sousa
Rayane Pereira dos Santos
Wesleanne Santos Silva
Orientadora: Natália Maria de Sousa Portela
Co-orientadora: Meire Alvarenga Pereira

• A comunicação na escola através do rádio
Escola Municipal Machado de Assis
Alunos: Kethelin Loanne Bezerra Santos
Fabiano Ribeiro da Silva
Orientadora: Telma Inês Viana Ramos
Co-orientadora: Rosa Maria Carvalho Barbosa

• Imperatriz Maranhão: uma cidade multicultural
Alunos: Werbeson dos Santos Souza
Walesca Vitória de Sousa
Orientadora: Sara Lopes da Silva
Co-orientadora: Teresinha Borges de C. Costa