Um grande número de alunos da rede pública de ensino de Imperatriz deve visitar a 'Cidade da Ciência' nesta quinta-feira (20). Para garantir a participação de todos os estudantes, o Governo do Estado disponibilizou 12 ônibus que vão transportar os alunos para conhecer a produção científica do Estado que será mostrada até sábado na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia no Maranhão (SNCT/MA). O evento, que acontece no Centro de Convenções de Imperatriz, está sob a coordenação da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti).
O objetivo da semana, que este ano tem como tema 'Ciência Alimentando o Brasil' é aproximar a ciência e tecnologia da população por meio de uma linguagem acessível, bem como estimular a curiosidade e motivar a população a discutir as implicações sociais da ciência.
"São mais de 350 atividades que vão acontecer na "Cidade da Ciência" até sábado, envolvendo instituições públicas e particulares do Maranhão e de outros estados que estão aqui representados. Temos aqui a Embrapa, o sistema S, várias instituições e trabalhos de pesquisadores que serão apresentados ao longo da semana", contou o secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação, Jhontan Almada. "Convido todas as famílias a participarem desse evento que é público e aberto a toda a sociedade", completou o secretário.
Somente nesta quinta-feira está agenda a participação de 13 escolas. Durante visita ao evento, os estudantes poderão participar de palestras, oficinas, mesas-redondas, apresentação do Planetário e conhecer os mais de 90 estandes montados na 'Cidade da Ciência'. As atividades na 'Cidade' começam a partir das 9h e se estendem até às 20h.
Foram montados 95 estandes. São 27 instituições e empresas que estarão envolvidas na semana, bem como todas as escolas da região. Na montagem da estrutura da SNCT em Imperatriz o Governo do Estado investiu R$ 750 mil.
Além do evento em Imperatriz, o governo está apoiando atividades em vários municípios maranhenses por meio do edital Programa de Apoio à Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que foi lançado pela Fapema. São quase cem atividades e os investimentos são da ordem de R$ 500 mil.
Comentários