Teve início na sexta (24) e vai até este domingo (26), na Universidade Federal do Maranhão, Campus Imperatriz, a defesa de monografias de alunos do curso de Sociologia do Plano Nacional de Formação de Professores para Educação Básica do Plano de Ações Articuladas (Profebpar).
O Programa, vinculado ao Plano Nacional de Formação de Professores, criado pelo Governo Federal e executado por meio da Assessoria de Interiorização da Universidade, é destinado a professores da rede municipal e estadual, que já tenham uma formação superior. A coordenadora do Profebpar, Raimunda Ramos Marinho, explica que esse programa tenta suprir as necessidades da capacitação da educação continuada dos professores da rede pública. “O objetivo é proporcionar uma formação adequada para uma atuação condizente com as necessidades e os currículos escolares”, relata.
A Assessora de Interiorização, Cenidalva Teixeira, acompanhou o primeiro dia de apresentação dos trabalhos. Ela destaca a importância desse projeto para os alunos que estão na segunda graduação. “Os nossos alunos têm se destacado. Como exemplo disso, nós temos dois alunos que foram aprovados recentemente em um processo seletivo de mestrado. Isso nos dá um retorno positivo”.
Francisco Monteiro, do curso de Sociologia, defendeu um dos 13 trabalhos que serão apresentados até domingo. Ele defendeu sua monografia com o tema “Interação entre Família e Escola: Presença e Participação dos Pais nas Escolas” e fala que vai sair do curso mais capacitado e que fica feliz por se formar em Sociologia e ter a oportunidade de ministrar aula no Ensino Médio, sendo que na sua outra formação não podia.
Em Imperatriz, do programa Profebpar, já houve a formação de uma turma de Matemática e será realizada uma sequência de defesas e colação de grau da primeira turma do curso de Sociologia. Para o segundo semestre de 2012, está prevista a conclusão dos cursos de Pedagogia e Letras. O Pofebpar é executado em 22 municípios, tem em média cinco mil alunos no interior.
Publicado em Cidade na Edição Nº 14338
Comentários