Percebendo a leitura como uma poderosa ferramenta nos caminhos do saber e com a certeza de que aprender a ler e escrever abre ao indivíduo portas para uma visão diferente do mundo, a equipe da Escola Municipal Wady Fiquene (Nova Imperatriz) realizou nos dias 23 e 26 de agosto a socialização do Projeto "Fazendo Arte com a Leitura - Parte V" com todos os seus alunos.
O objetivo da ação é incentivar a leitura com significado, a interpretação dos diversos gêneros textuais que circulam em nosso meio, conforme destaca Cleomar Conceição, gestora da escola. "O projeto 'Fazendo arte com a leitura' tem o objetivo de levar os educandos a interpretar o que ouvem, responder de maneira lógica ao que lhes é perguntado e desenvolver o pensamento lógico e sua expressão; mobilizar os alunos para o trabalho em grupo; permitir que os alunos ampliem seu vocabulário e seus conhecimentos; além de contribuir para o bom êxito da aprendizagem e promover o hábito de leitura".
Cristiane Macedo, coordenadora pedagógica da escola, detalha as ações realizadas pela equipe pedagógica e pelos alunos nessa iniciativa. "O projeto que está sendo realizado na Escola Wady Fiquene envolve criação e organização de cantinhos de leitura; leitura dramatizada; produção de cartas; produção de murais; poemas, contos, lendas; leitura de gêneros como: contos, causos, poemas, crônicas, romances, jornais, revistas, história em quadrinhos; exibição de filmes; pesquisa de bibliografias de autores da região; roda de leituras; teatro de fantoches; jornal falado; jogos de leitura e diversas outras ações".

Madeira e Conceição Andrade visitaram a instituição

Na semana passada, o prefeito de Imperatriz, Sebastião Madeira, visitou as instalações da Escola Municipal Wady Fiquene (Nova Imperatriz), juntamente com Conceição Andrade, secretária adjunta estadual da Educação do Maranhão.
A equipe da Escola Municipal Wady Fiquene, que é destaque pelos ótimos resultados alcançados nas avaliações externas, mostrou aos visitantes seus diversos ambientes.
"O prefeito e a secretária Conceição Andrade visitaram a nossa escola e conheceram seu funcionamento. Inaugurada em 1988, funcionamos dois turnos e atendemos 700 alunos da Educação Infantil ao 9º ano do Ensino Fundamental. Com a reforma e ampliação feita na atual administração do prefeito Madeira, a escola passou a ter total acessibilidade para alunos com deficiência e conta com laboratório de informática, biblioteca, sala de recursos, 11 salas de aulas, cantina, pátio aberto, espaço para atividades extraclasse, cozinha, dispensa, banheiros, 36 professores, 04 administrativos, 10 auxiliares de serviços gerais, 01 secretário e 01 coordenadora pedagógica", explicou Cleomar Conceição, gestora da escola.
A gestora acrescentou: "Durante a visita percebe-se que estas obras representam o reconhecimento da Prefeitura pelo esforço que todos, alunos, professores e gestão, empenham pela melhoria da qualidade do ensino, que se eleva a cada ano nesta escola. Por isso, agradecemos a visita e a presença do prefeito Madeira e da secretária adjunta estadual de educação, Conceição Andrade". [Luana Barros - ASCOM]