Os investimentos que a Prefeitura, por intermédio da Secretaria Municipal de Educação, tem feito para melhorar o ensino nas escolas da rede municipal tem proporcionado bons resultados no processo de ensino aprendizagem. Mais de 40 escolas se destacaram com notas acima do esperado no Ideb, índice do Ministério da Educação que mede a qualidade de ensino. Agora os alunos começam a se destacar nas feiras de ciência e tecnologia.
Na lista de finalistas dos projetos apresentados para a Feira de Ciência e Tecnologia do Sul do Maranhão- FECITEC/edição 2011, que ocorrerá entre os dias 29 de agosto e 03 de setembro em Imperatriz, constam dois projetos de alunos da rede municipal.
Os trabalhos foram concebidos pelos alunos da Escola Municipal Camaçari. São dois projetos, sendo eles:
· Tabu para a informação; para o sexo não. Por quê? Quebrando tabu na luta contra a AIDS:
Estudantes pesquisadoras: Alunas Gisely Pereira Melo e Layla Lopes da Silva Reis
Professora orientadora: Charlene Oliveira da Silva
Escola Municipal Camaçari, Povoado Camaçari, Município de Imperatriz
Categoria: SAU – Subcategoria: 306 – Saúde Coletiva
· A importância nutricional das frutas de quintal: Açaí, banana, buriti, caju, mamão e manga: Um estudo realizado no povoado Camaçari:
Estudantes pesquisadoras: Bruna Ingrid Soares Vieira e Israela Cristina Silva Santana
Professora Orientadora: Charlene Oliveira da Silva
Escola Municipal Camaçari, Povoado Camaçari, Município de Imperatriz
Categoria: SAU – Subcategoria: 305 – Nutrição.
De acordo com Socorro Bezerra, integrante da Comissão de Ciência e Tecnologia do Município de Imperatriz (COMCITEC), os projetos selecionados participarão da FECITEC 2011, que acontecerá em agosto.
“A COMCITEC acompanhou e orientou a inscrição dos projetos de pesquisa da Escola Municipal Camaçari para a participação na V FECITEC.
Os projetos foram aprovados e estão na lista dos finalistas da FECITEC 2011, que acontecerá no final de agosto na UNISULMA em Imperatriz. Parabenizamos a professora orientadora Charlene Oliveira da Silva, que é cursista do Curso de Incentivo à Pesquisa Científica oferecido pela COMCITEC, de responsabilidade da Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Lazer (SEMED), pelos dois projetos e parabenizamos também as estudantes pesquisadoras pela iniciativa e relevância dos seus projetos”. (Comunicação)