Possibilitar aos alunos experiências contextualizadas com a vivência fora da escola tem sido uma das metas da Secretaria Municipal de Educação para garantir a melhoria na qualidade do ensino nas escolas da rede municipal em Imperatriz.
A oficina sustentável que ensinou a comunidade da Escola Giovanni Zanni, no bairro Bacuri, a produzir sabão caseiro com óleo de soja reutilizado é uma das atividades protagonizadas pelos alunos da rede.
A ação realizada nessa terça-feira (24) faz parte do Projeto “Levantamento da realidade do descarte do óleo de soja do Bairro Bacuri”, formulado e desenvolvido pelos alunos Eduardo Reis, Mikael Alves Silva e João Vitor Carvalho com orientação da professora Tereza Cristina de Sousa.
De acordo com a professora Tereza Cristina de Sousa, a culminância do projeto é resultado da atividade realizada em 26 de agosto na Gincana do Conhecimento realizada pela escola. “Em agosto recolhemos óleo de cozinha para reutilização durante a Gincana do Conhecimento realizada na escola. Hoje, estamos ensinando como transformar este óleo de cozinha em sabão em barra e líquido caseiro para professores e pais de alunos. Depois iremos doá-lo para o Lar São Francisco de Assis”.
Tereza ressaltou ainda o incentivo da Secretaria Municipal de Educação. “O apoio da SEMED foi primordial para elaboração e implantação do nosso projeto que em novembro, em conjunto com alunos da Escola Santos Dumont, participará da Feira Internacional do México”.
Para o aluno Eduardo Reis, a iniciativa do projeto surgiu da ideia de desenvolver ações sustentáveis em prol do meio ambiente. “Quando jogamos o óleo de soja no lixo ou no ralo, podemos causar sérios transtornos ao meio ambiente. As ações desenvolvidas no nosso projeto têm o objetivo de preservar o meio ambiente e, assim, salvar as futuras gerações”. (Luana Barros - ASCOM)