Legendas Bela 33 - Zeca Tocantins e Delvan Tavares, coordenadores do projeto

A caravana do projeto Arte & Cidadania nas Escolas foi recebida na tarde da última sexta-feira (8) por alunos e professores da Escola Estadual Bela Vista, localizada no distrito de Bela Vista, município de São Miguel do Tocantins. Criado há cerca de quatro anos, o projeto percorreu dezenas de escolas públicas da zona urbana e rural de Imperatriz.
Com uma média de 700 alunos em todos os turnos, o estabelecimento de ensino atende alunos do 6º ano do ensino fundamental ao 3º do ensino médio. A escola é dirigida pelo professor Raimundo Rodrigues da Silveira e tem como coordenadoras pedagógicas as professoras Valdinéia Alves Costa, Zélia Moraes Lima e Maria Elza Lopes.
Alunos e professores receberam em suas respectivas salas de aula os comissários de menores, que trataram sobre ética e cidadania, orientando-os como viver em sociedade, apontando seus direitos e deveres como cidadão ou cidadã. Já no pátio da escola, todos foram unânimes em admitir que colocarão em prática os ensinamentos.
Ao se dirigir aos estudantes, Zeca Tocantins falou do projeto, bem como da necessidade que todos têm do conhecimento que, segundo ele, só se adquire através da educação e do gosto pela leitura. Por sua vez, o juiz Delvan Tavares observou que os alunos da Escola Bela Vista são privilegiados, pois possuem uma escola com ótima estrutura física e bons mestres.
"A escola protege das drogas, da prostituição e proporciona aquilo que todo pai sonha para o filho que é o ingresso na faculdade para que todos tenham uma profissão digna", observou Delvan Tavares. A professora Valdinéia Costa agradeceu aos comissários pela aula de cidadania, "mas de maneira especial agradecemos ao Zeca por nos proporcionar tudo isso".
A professora Maria do Socorro Oliveira apresentou uma produção literária de criação coletiva que segundo ela, já foi apresentada em Palmas e em Imperatriz, durante o XI Salão do Livro - SALIMP. Vários alunos cantaram e declamaram poesias, além de apresentações de dança. Os escritores Livaldo Fregona, Gilmar Pereira e Domingos Cezar autografaram livros a todos que cantaram e declamaram.
Em meio à apresentação dos alunos, a participação musical do cantor Ricardo Lima (banda Madame Lulu) e de Zeca Tocantins. Todos os professores receberam da Academia Imperatrizense de Letras os livros Antologia e Eu, Imperatriz. O coordenador Zeca Tocantins garantiu que no final do ano letivo todas as escolas visitadas receberão um mosaico com fotos, bem como um CD que marca a passagem do projeto.
Encerrando o evento, o presidente da Fundação Cultural de Imperatriz (FCI), Antonio Mariano de Lucena Filho, disse da satisfação de levar o projeto até Bela Vista. "A história dessa localidade se confunde com Imperatriz, tanto na cultura quanto no esporte e na educação, pois a identidade de um cidadão passa necessariamente pela cultura e pela educação", finalizou Lucena Filho.