Setor de Nutrição da Secretaria Municipal de Educação, Semed, iniciou nesta quinta-feira, 15, aplicação dos Testes de Aceitabilidade nas escolas da zona urbana da rede de ensino. Cerca de 80 alunos, da Escola Castro Alves II avaliaram a preparação e cardápio da merenda escolar.
As aplicadoras e nutricionistas da Secretaria, Leane Galdino de Sousa Teixeira e Andressa Silva Costa, foram as responsáveis pela ação. "É de extrema importância aplicar o teste de aceitabilidade todos os anos nas escolas do município, pois desse modo, identificamos se a preparação está de acordo com o esperado, evitando desperdícios e verificando a qualidade do serviço prestado pela escola em relação à alimentação escolar", explicou Leane Teixeira.
A preparação foi acompanhada Conselho de Alimentação Escolar, CAE e ocorreu em dois momentos, pela manhã e tarde. O cardápio avaliado foi caldo de carne moída com macaxeira e couve. As próximas instituições a receberem o teste será Princesa Isabel e Bom Pastor.
Como funciona: O diagnóstico de aceitabilidade consiste no preenchimento da ficha escala hedônica facial e mista direcionada aos alunos de 1º ao 5º ano, com linguagem adequada para as crianças. Para as turmas de 6º ao 9º ano foi aplicada escala hedônica verbal, no qual questiona a impressão do aluno a partir dos quesitos: adorei, gostei, indiferente, não gostei e detestei. A porcentagem ideal para resultado satisfatório é o índice igual ou maior a 85%.
Com esta medida é que a Semed consegue mensurar a real necessidade dos alunos, pois são eles que indicam os ajustes necessários do cardápio, que dependendo do resultado, a preparação pode ser retirada ou modificada, com substituição de itens.
Após a realização do Teste de Aceitabilidade, o grupo de nutricionistas junto ao CAE, irá realizar uma análise e, a partir dos resultados, o cardápio será readaptado de acordo com as necessidades apontadas. (Sara Ribeiro-Ascom)
Comentários