As alunas Aiara, Karina e Ana Karoline, da Escola Caminho do Futuro, com apoio da direção da escola, professora Maria José, orientadas pelo professor de Química Roberto Perez, preocupados como poderiam colaborar efetivamente com a maior riqueza natural da cidade de Imperatriz, o rio Tocantins, decidiram elaborar um projeto de manejo sustentável de repovoamento de peixes ameaçados de escassez ao longo da bacia hidrográfica do Tocantins, iniciando assim um alerta aos órgãos públicos, sociedade e aos pescadores que dependem da fartura desse alimento como única fonte de renda familiar.
O projeto foi desenvolvido com base na constatação de que o estoque pesqueiro no rio Tocantins está ameaçado por diversos fatores que vai desde as construções de barragens à pesca predatória no período da piracema. Devido à grande relevância do tema abordado, o projeto Peixe livre: repovoamento das espécies raras no rio Tocantins, foi selecionado para participar da 17ª Ciência Jovem na categoria incentivo à pesquisa científica no período de 26 a 29 de outubro, em Olinda/PE.
Com 17 anos de história, a Ciência Jovem, uma das quatro maiores feiras de ciência do Brasil, apresenta aos visitantes o que há de mais moderno em relação ao mundo científico. Realizado anualmente pelo Espaço Ciência, é um evento que reúne divulgação científica, interação social e promove uma verdadeira revolução pedagógica. Nela, professores e alunos têm a oportunidade de apresentar pesquisas desenvolvidas no seu cotidiano de forma lúdica e criativa, tornando a atividade científica envolvente e prazerosa.
A Feira tem como objetivo contribuir para a melhoria do processo de ensino-aprendizagem em ciências, estimulando nos alunos e professores o interesse pela pesquisa e pela comunicação científica, além de promover a interação entre professores e alunos, escolas participantes e comunidades.