Alunos e professores durante homenagens

Alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da rede municipal de ensino de Imperatriz realizaram homenagem especial alusiva ao Dia do Professor durante noite da EJA no Salão do Livro de Imperatriz, na última semana.
A ideia foi reunir alunos e prestar uma homenagem aos professores que dedicam sua vida ao ensino. Assim explica Solange Ferreira Mourão, coordenadora da Educação de Jovens e Adultos da Secretaria Municipal de Educação (SEMED) de Imperatriz.
“Todos os anos realizamos a Noite da EJA no Salão do Livro. Desta vez, aproveitamos o momento e realizamos a programação de homenagem ao Dia do Professor com a presença de gestores, coordenadores, supervisores, professores e alunos. Tivemos apresentação de músicas, poemas, agradecimentos e diversas atividades. O objetivo foi homenageá-los, reconhecendo com isso a importância do trabalho que desenvolvem com afinco e dedicação. Durante as homenagens, mostramos a importância do professor no contexto atual, a necessidade da modalidade de ensino EJA para a comunidade e, além disso, realizamos a entrega de brindes a todos os presentes”.

Sobre a data

No Brasil, o Dia do Professor é comemorado nesta quarta-feira (15 de outubro). A data relembra que em 15 de outubro de 1827, Pedro I, Imperador do Brasil, baixou um Decreto Imperial que criou o Ensino Elementar no Brasil. Pelo decreto, “todas as cidades, vilas e lugarejos tivessem suas escolas de primeiras letras”. Esse decreto falava de bastante coisa: descentralização do ensino, o salário dos professores, as matérias básicas que todos os alunos deveriam aprender e até como os professores deveriam ser contratados. Mas foi somente em 1947, 120 anos após o referido decreto, que ocorreu a primeira comemoração de um dia efetivamente dedicado ao professor. 
(Luana Barros - ASCOM)

Escolas que participaram:

Darcy Ribeiro, Elisa Nunes, Machado de Assis, Madalena de Canossa, Pedro Abreu, Pres. Costa e Silva, Prof. José Queiroz, Santa Laura, Frei Tadeu, Maria das Neves, Núcleo Santa Cruz, São Vicente de Paula, Mariana Luz, Tiradentes, Dom Marcelino, Moreira Neto, Santo Amaro Tomé de Sousa e Escola Juscelino Kubitschek.