As cidades de Tasso Fragoso e Alto Parnaíba, localizadas no Sul do Maranhão, receberam investimentos para garantir a melhoria no fornecimento de energia elétrica. A ação também faz parte do plano de investimentos da Companhia Energética do Maranhão (Cemar) que, em 2016, anunciou a maior torre de investimento da história. Até dezembro deste ano serão mais de 700 milhões de reais em investimentos.

Foram implantados mais de 1.000 novos postes de média tensão, para fazer a interligação da rede de distribuição entre as duas cidades. A obra de melhoria também contou com a utilização do cabo de aço denominado Alience, considerado um dos mais modernos do mercado. A Companhia também construiu 91 km de rede de distribuição de energia entre os dois municípios.
Segundo o Líder de Manutenção e Expansão, Adailson Andrade, esta é uma forma em que “a população passa a usufruir de todos os benefícios que a energia elétrica poderá trazer para suas residências atendendo à missão da Companhia de distribuir energia elétrica com qualidade para assegurar o desenvolvimento do Maranhão, garantindo maior satisfação e qualidade de vida para nosso cliente”.
Outro dispositivo que irá contribuir para que a energia chegue com qualidade na residência dos consumidores das duas cidades, é o Banco Regulador de Tensão – BRT, que ajusta a tensão da energia elétrica. O investimento com este equipamento passa da ordem dos R$ 200 mil.
Um outro investimento realizado na mesma obra foi a implantação de religadores, que representam recursos na ordem de R$ 90 mil. O religador é um componente que contribui para que os clientes não sintam impactos com eventuais interrupções no fornecimento de energia, pois ele reduz o tempo em que os consumidores passariam sem a eletricidade.
Desde quando a gestão da Cemar passou para o Grupo Equatorial Energia, os maranhenses puderam contar com melhores perceptíveis nos serviços relacionados à energia elétrica. De 2004 até hoje, o novo modelo de gestão implantado não mediu forças para melhorar a energia nos 217 municípios do Maranhão. Com o intuito de ajudar no desenvolvimento do Estado, a Cemar cresceu de 80 para 134 subestações, ampliadas e construídas para atender o crescimento não apenas populacional, mas também os novos investimentos e empreendimentos nas áreas industrial, comercial e agrário, que levam ao desenvolvimento do Maranhão. (Assessoria de Imprensa da Cemar)