Nessa quarta-feira (8), foi dado início ao 18º Torneio Leiteiro com a Esgota Oficial às 19h. Na quinta-feira (9), o dia iniciou com a Primeira Ordenha, às 7h, no pavilhão do evento. No total, 19 vacas leiteiras competem em três categorias: Livre (5 vacas), Novilha (7 vacas) e 30 kg (7 vacas).
Serão feitas duas ordenhas por dia até sábado (11), uma às 7h e outra às 19h, sempre com 12h de intervalo entre elas. Ao todo serão realizadas sete ordenhas durante o torneio.
De acordo com o veterinário e coordenador do evento, Rafael Heringer, na categoria livre e novilha, as vacas disputam a maior produção de leite durante a competição. Já a categoria vaca 30 kg é um pouco diferente. “É uma categoria de precisão. Quanto mais próxima de 30kg for a produção leiteira da vaca, mais chances ela tem de vencer. Geralmente é a categoria mais disputada”, explica Heringer.
Ainda segundo o coordenador do torneio, os animais que participam do evento são melhorados geneticamente e têm tratamento diferenciado. São filhas de vacas e touros considerados melhoradores genéticos e chegam a produzir 60 kg de leite diariamente.
“A preparação desses animais é minuciosa. Trinta dias antes o animal é confinado, a ração é totalmente balanceada e é feita a melhoria de vitaminas para que eles possam produzir mais. Os criadores devem proporcionar conforto, bem-estar e lazer para esses animais. Uma vaca de leite tem que gastar o mínimo possível de energia, ao contrario do ser humano. Temos que gastar energia para não engordar. A vaca de leite não engorda, ela produz leite. Essa é a grande sacada do negócio”, observa o coordenador.
Na categoria Livre, a vaca que atingiu o maior peso de leite na Esgota Oficial e na Primeira Ordenha foi Borborena. Na categoria Novilha, a Diamante está na frente. Já na categoria Vaca 30 kg, Tiazinha produziu mais leite, porém Tailândia está na frente com 30,420 kg somando as duas primeiras ordenhas, número que mais se aproxima dos 30 kg diários, requisito para vencer na categoria.
As grandes campeãs Livre, Novilha e 30kg serão premiadas às 21h de sábado (11) com a presença do público da Expoimp e autoridades.