Frutas e verduras estão totalmente liberadas, produtos industrializados devem ser evitados

Uma alimentação saudável e balanceada contribui para o melhor desempenho dos pacientes durante o tratamento contra o câncer. Pelos efeitos colaterais de alguns tratamentos, algumas pessoas podem sofrer problemas, como a falta de apetite, náuseas, vômito, diarreia, boca seca e a perda de peso.
A nutricionista da Oncoradium Imperatriz, Dra. Arleia Mozer, especializada em atendimentos oncológicos, explica que o suporte profissional ajuda na continuidade do tratamento.
"Se o paciente tem um bom estado nutricional, ele suportará os efeitos adversos do tratamento com mais facilidade. Isso ameniza as complicações decorrentes da rádio e quimioterapia", afirma.
Segundo a nutricionista, os pacientes precisam receber uma dieta individualizada. "Isso vai depender das necessidades nutricionais de cada um. O tipo de tratamento vai definir também qual a conduta nutricional adequada. Nós definimos essa dieta depois de analisar os exames médicos", pontua.

Hábitos saudáveis

De acordo com um levantamento da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), 80% dos brasileiros afirmam que se esforçam para ter uma alimentação saudável e 71% apontam que preferem produtos mais saudáveis. A busca por mudanças de hábitos é fundamental no tratamento oncológico.
"Os pacientes vêm com muito medo, mas, para a grande maioria, eu falo que as frutas e verduras são muito bem-vindas na dieta. É preciso evitar os alimentos industrializados e embutidos. Em relação às carnes, a gente faz uma orientação individualizada. Em regra geral, recomendamos as carnes brancas", destaca a especialista.
Em relação aos alimentos que podem trazer uma certa carga de agrotóxicos, a recomendação é lavar bem antes de ingerir. "O ideal é optar pelos alimentos orgânicos, que tenha produção natural, sem aditivos. Mas, na impossibilidade, o que pode ser feito é submetê-los a um processo de higienização com um produto adequado para a desinfecção de frutas e hortaliças", pontua Dra. Arleia.