A prática de exercícios físicos e alimentação balanceada diminuem as chances de uma pessoa desenvolver o câncer de mama. É comprovado que o sedentarismo é um dos fatores de risco para o desenvolvimento da doença, por isso a atividade física e uma boa alimentação são recursos positivos na lutra contra o câncer.
Durante palestra na Companhia Energética do Maranhão - Cemar dedicada aos colaboradores da empresa, a fisioterapeuta Karla Keley ressaltou a importância da alimentação balanceada e de atividades físicas. Além do autoexame, é fundamental que o paciente investigue seu corpo sempre que notar algo errado. "É sempre importante o paciente ser encaminhado para um mastologista para fazer uma investigação. O índice de câncer tem aumentado e agora as pessoas mais jovens também estão desenvolvendo a doença", alertou.
Outra preocupação é com os homens que, mesmo tendo poucas chances de desenvolver a doença, cerca de 1% apenas, ainda não realizam o exame para detectar qualquer tipo de nódulo. O técnico de distribuição Francisco das Chagas diz que nunca realizou o autoexame, mas que acha necessário. "Existe um preconceito por parte de nós homens em relação ao câncer de mama, mas é muito importante que os homens saibam que eles também podem ser afetados com a doença", disse.
Já recuperada da doença, Tereza Bandeira diz que se apegou a sua fé para vencer a luta contra o diagnóstico e que começou a ter uma vida ainda mais saudável, pois seu organismo exigia mais saúde. "Eu trilhei o caminho dessa doença, mas graças a Deus eu fui uma exceção, muitos não têm a mesma sorte. Eu agradeço muito por ter vencido, são vários tipos de câncer e muitas situações. Hoje eu passei pelo câncer de mama", contou.
A atividade de sensibilização faz parte das ações do programa Cemar Saudável, que este mês está dedicado ao Outubro Rosa. Os colaboradores receberam fitas, brindes e durante toda a manhã um reforço especial para o alerta contra a doença. (Assessoria de Imprensa)
Publicado em Cidade na Edição Nº 15743
Comentários